Mateus foi amigo íntimo de Jesus. Jesus chamou Mateus para ser um dos seus discípulos. Discípulo é alguém que segue o Mestre. Mateus tinha boas novas para contar sobre Jesus. Ele estava convencido que Jesus era o Salvador que Deus prometera enviar. Ele cria que Deus havia enviado Jesus para que os que nele creem tenham o perdão dos pecados, e sejam salvos da morte e da condenação eterna. Estas eram as Boas Novas! A palavra Evangelho significa Boas Novas. O livro que estaremos estudando poderia chamar-se: “As Boas Novas segundo Mateus”.

Nas lições existem citações de passagens bíblicas que o ajudarão a entender o que Mateus escreveu. Quando as encontrar, você as deverá ler antes de continuar a lição.

Como Jesus nasceu? 

Leia Mateus, capítulo 1

Mateus nos diz que Maria, a mãe de Jesus, se casara e, antes de ter relações sexuais com um homem, ficou grávida. Isto foi um grande milagre que aconteceu pelo poder do Espírito Santo. Ainda que para o homem existam muitas coisas impossíveis, o poder de Deus não tem limites. A Bíblia nos diz: “Para Deus, tudo é possível” (Marcos 10.27). Leia o Evangelho de Lucas 1.26 a 38, e saiba qual foi a reação de Maria ao receber a notícia.

Outros reagiram de maneira diferente. Quando José, o noivo de Maria, soube que ela teria um filho, quis cancelar o casamento. Deus, porém, não queria que isto acontecesse. Em Mateus 1.20 lemos que um anjo do Senhor apareceu a José e o animou para se casar com Maria. O anjo disse a José que Maria não tinha sido infiel e que o bebê fora concebido pelo Espírito Santo. Este seria o prometido por Deus para salvar “o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1.21).

O nascimento de Jesus foi profetizado muitos anos antes pelo profeta Isaías (Isaías 7.14). Isaías usa o nome “Emanuel” para se referir ao Salvador que viria. Este nome significa “Deus conosco”. Quando Jesus veio ao mundo, ele veio realmente como Deus. Deus estava conosco! Deus está conosco!

Duas reações à vinda de Jesus 

Leia Mateus, capítulo 2

Muitas pessoas fazem a pergunta: Quem é Jesus? Eles não entendem Jesus, mas desejam saber mais sobre ele. No tempo de Jesus, existiam algumas pessoas conhecidas como “magos” ou “sábios”. Estes homens estudavam as estrelas e o céu. Deus colocou um sinal maravilhoso no céu para anunciar o nascimento de Jesus e, quando estes homens viram o sinal, souberam que algo especial estava acontecendo no mundo. Eles viajaram até a capital de Israel, Jerusalém, para pedir ao rei Herodes que dissesse como poderiam encontrar o novo rei.

Imaginem a surpresa de Herodes ao ouvir de estrangeiros que um novo rei havia nascido! Ele pediu a seus próprios sábios que explicassem isso, e eles falaram do texto do Antigo Testamento, das palavras do profeta Miqueias, registradas em Miqueias 5.2, que diz que aquele que deveria governar o povo de Deus viria de um pequeno povoado chamado Belém. Herodes enviou os os sábios a Belém e disse a eles que desejava saber onde estava o menino, pois queria adorá-lo também. Mas o que Herodes realmente queria era matar este novo rei.

Quando os sábios chegaram em Belém, encontraram o menino Jesus com Maria e José. Eles o adoraram e lhe deram valiosos presentes. Quando se preparavam para ir embora e encontrar-se com Herodes, foram avisados, por meio de um sonho, que não deveriam voltar a Jerusalém, mas que fossem embora por outro caminho. Sabendo que isto iria irritar Herodes, Deus enviou um anjo a José instruindo-o para que pegasse Jesus e Maria e fugisse para o Egito. Ali estariam a salvo. José obedeceu.

Herodes ficou enfurecido e ordenou que matassem todos os meninos menores de dois anos, nascidos em Belém e em sua redondeza. Este ato de maldade foi profetizado por Deus por meio do profeta Jeremias (Jeremias 31.15). O rei Herodes morreu pouco tempo depois e um anjo avisou a José que ele já podia regressar. Ele tomou a sua família e voltou para Nazaré.

Começa o Ministério de Jesus

Leia Mateus, capítulo 3

Não conhecemos muito sobre a infância e a adolescência de Jesus. Deus guiou Mateus para que escrevesse sobre o que necessitamos saber para crer que Jesus é o nosso Salvador. Mateus continua contando as Boas Novas a partir do rio Jordão onde Jesus foi batizado por João Batista. Nesse tempo Jesus tinha cerca de 30 anos. Antes de sabermos mais sobre o batismo de Jesus, vejamos algo sobre João Batista.

Lucas nos dá mais informações sobre João Batista. Conforme lemos no Evangelho de Lucas (1. 5 a 25, 57 a 80), João era primo de Jesus e o seu papel também foi profetizado por Deus por meio do profeta Isaías (Isaías 40). Ele teria de preparar o povo para receber aquele que viria, o Messias, Jesus. Quando Jesus foi até João para ser batizado, João o batizou para poder cumprir tudo o que Jesus veio fazer. Foi como o fim de um livro e o começo de outro. O ministério de João estava terminando e o de Jesus começava (João 1.19 a 37).

Depois que Jesus foi batizado, ocorreu algo incrível. Os céus se abriram, o Espírito de Deus desceu em forma de pomba e pousou sobre Jesus, e uma voz do céu disse: “Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria” (Mateus 3.17).

Que testemunho para as pessoas daquela época! E que testemunho para nós, hoje! Quando Jesus começou o seu ministério, este sinal mostrou que era ele quem abriria o céu, aquele em quem Deus havia colocado o seu Espírito (Isaías 42), o Filho de Deus.