Publicado em: 20 de julho de 2017
A amizade derruba muros

Para: Quinta-feira, 20 de julho de 2017

Texto: Efésios 2.11-18

“Pois foi Cristo quem nos trouxe a paz, tornando os judeus e os não judeus um só povo. Por meio do sacrifício do seu corpo, ele derrubou o muro de inimizade que separava os judeus dos não judeus.” (Ef 2.14)

        Muros fazem parte da história da humanidade. Muros foram construídos como instrumentos de proteção, mas também acabam sendo limites divisórios. As cidades antigas eram normalmente muradas, como forma de proteção e controle de acesso. A muralha da China começou a ser construída em 220 a.C. com a finalidade de proteger o país das invasões do norte. O muro de Berlim dividiu a Alemanha após a Segunda Guerra Mundial e perdurou até 1989. Ainda hoje governantes surgem com ideias de construir muros. Muros dividem, separam, causam inimizades.

        Espiritualmente também construímos uma muralha diariamente através dos nossos pecados. Essa muralha também nos separa do nosso Criador e Pai. E ao invés de nos dar segurança, essa muralha nos deixa totalmente desamparados e desprotegidos, sem os cuidados e proteção de Deus.

        Deus, percebendo essa nossa situação, veio ao nosso encontro, na pessoa de Jesus Cristo e “por meio do sacrifício do seu corpo, ele derrubou o muro de inimizade que separava” (Ef 2.14) a criatura do Criador, assegurando o nosso acesso e nos tornando seus amigos. A morte e ressurreição de Jesus reconcilia todos com Deus, transformando-nos, pela fé, de inimigos em amigos dele.

       Hoje lembramos o Dia do Amigo. Amizades derrubam muralhas e constroem pontes de conexões, assim como, em Jesus, Deus derrubou a muralha do pecado e nos colocou novamente em conexão com o seu amor e sua graça. Com essa amizade reestabelecida podemos viver agradecidos e fazendo amigos para Deus através do nosso viver diário.

Oremos: Senhor Deus, obrigado por romperes com a pior barreira que me separava de ti, o pecado. Guia-me pelo teu Espírito Santo para que cultive amizades e faça amigos para ti. Guia-me, orienta-me e abençoa-me. Em nome do meu amigo e salvador Jesus. Amém.