Publicado em: 06 de março de 2017
A batalha

Segunda-feira, 06 de março de 2017

Leia Lucas 4.1-13

“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto. Ali ele foi tentado pelo Diabo durante quarenta dias” (Lc 4.1-2).

 

            Na primeira vez em que Satanás atacou a humanidade, ele enganou nossos pais no Jardim do Éden com suas palavras astutamente distorcidas. Eles desobedeceram à Palavra de Deus, comeram a fruta proibida, e fizeram assim o mundo mergulhar em morte e destruição. Agora, Satanás ataca o nosso Salvador.

            Jesus não comeu por quarenta dias, enquanto o nosso inimigo lançava uma torrente de tentações sobre ele. Lucas registra três armadilhas finais que Satanás armou para Jesus.

            Primeiramente, ele apelou para a fome de Jesus: “Se você é o Filho de Deus, mande que esta pedra vire pão.” Parece algo inocente, mas Jesus viu a armadilha. Seguir o conselho de Satanás seria não confiar que Deus supria suas necessidades. Jesus responde: “As Escrituras Sagradas afirmam que o ser humano não vive só de pão”.

            O tentador, em seguida, oferece a Jesus todos os reinos do mundo se ele o adorasse. Jesus responde: “As Escrituras Sagradas afirmam: ‘Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele.’” Ele, Jesus, veio para trilhar o difícil caminho que o Pai preparara para nos salvar e não o atalho de Satanás.

            Na última tentação, Jesus é colocado na parte mais alta do Templo. Satanás o desafia a se jogar, apelando para a promessa de Deus no salmo: “Deus mandará que os seus anjos cuidem de você. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras” (Sl 91.11-12).

            Se Jesus não pulasse, pareceria que não confiava na promessa de Deus. Mas Jesus vê além. Ele não precisa provar sua fé para Satanás. Ele responde: “As Escrituras Sagradas afirmam: ‘Não ponha à prova o Senhor, seu Deus’”.

            Sem sucesso, Satanás se afasta de Jesus, esperando por um momento mais oportuno.

Oração: Todo-Poderoso Deus, Adão e Eva falharam diante das mentiras de Satanás, mas teu Filho permaneceu firme. Obrigado pela salvação em Jesus. Ajuda-me a confiar em ti como ele o fez e a me apegar somente em tua Palavra. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.