Publicado em: 19 de março de 2017
A casa de Deus não é supermercado!

Para: Domingo, 19 de março de 2017

Texto: João 2.13-22

“Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado!” (Jo 2.16).

Triste, muito triste ficou Jesus quando entrou no Templo e encontrou um verdadeiro supermercado. A Bíblia, no livro de João, capítulo 2, versículo 16, narra a reação de profunda indignação de Jesus com os vendedores e cambistas quando disse a eles: “Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado!”

No texto vemos que Jesus não está censurando a atividade comercial. Ele está condenando a prática comercial na igreja. O Templo de Jerusalém era um lugar muito importante, pois havia sido construído para servir de lugar de louvor e adoração a Deus. Ou seja: em hipótese alguma deveria ser um lugar para comércio ou trocas comerciais, pois o Templo era lugar privilegiado para ouvir a palavra de Deus. Com o comércio que ali se instalara as pessoas tinham perdido o foco e muitos iam ao Templo para fazer bons negócios e enriquecer. Ou seja: a palavra de Deus havia sido esquecida!

No capítulo 2 do texto de João aprendemos com Jesus que ir ao Templo, à igreja, é algo importante para nossas vidas e que deve ser feito regularmente para ouvirmos a palavra de Deus. Com isso, buscamos a orientação de Deus para nossas vidas e aprendemos que, pela fé em Cristo, somos filhos de Deus e membros da sua Igreja. Além disso, Jesus também nos ensina que devemos participar ativamente na igreja e nos comprometermos para que a palavra de Deus sempre seja anunciada.

Desse texto de João, também aprendemos que o que motivou a ação forte de Jesus no Templo é o seu amor por nós, pois quando vamos à casa de Deus precisamos ter um lugar para, junto com outros irmãos, louvarmos, orarmos e ouvirmos a palavra de Deus. Essa é a razão do templo existir. Um supermercado nunca vai nos proporcionar isso!

Oremos: Deus, querido Pai celeste, ajuda-nos para que a tua palavra sempre seja anunciada corretamente. Amém.