Publicado em: 07 de março de 2017
A PRIMEIRA REJEIÇÃO

Terça-feira-feira, 07 de março de 2017

Leia Lucas 4.14-30

“Então se levantaram, arrastaram Jesus para fora da cidade e o levaram até o alto do monte onde a cidade estava construída, para o jogar dali abaixo” (Lc 4.29).

 

            Depois de derrotar as tentações de Satanás, Jesus viaja de cidade em cidade na Galileia, compartilhando o plano de salvação de Deus e realizando milagres maravilhosos. Meses mais tarde, ele retorna para sua cidade, Nazaré. Na sinagoga, Jesus lê Isaías, o livro do Antigo Testamento que mais claramente fala sobre a sua obra como Messias. Jesus fala às pessoas sobre o perdão, a paz e a liberdade que ele veio trazer.

            A princípio, as pessoas ficam maravilhadas com suas palavras graciosas. Mas, então, elas se lembram de que ele viveu com elas por muitos anos, e de como elas nunca haviam visto algo digno de nota no filho de José anteriormente. Elas tinham ouvido sobre os milagres dele nas cidades vizinhas e queriam que ele as curasse também.

            Jesus quer ajudá-las, mas ele não recompensará a descrença delas. Ele as relembra de como, no passado, Deus não realizou curas e milagres em Israel quando o seu povo se recusou a crer.

            Furiosas, as pessoas formaram uma multidão raivosa que arrasta Jesus para matá-lo, jogando-o do alto do monte. Em um momento de ira, elas prefiguram a rejeição e a morte violenta que Jesus sofrerá pelas mãos de seu próprio povo. Mas Deus havia escolhido um outro tempo, e em um lugar diferente.

            Com um último milagre, Jesus lhes oferece uma nova chance. As pessoas o agarram firmemente, prontas para jogá-lo do penhasco. Mas Jesus, de repente, passa pelo meio delas calmamente, indo embora e nunca mais retornando. Ele deixa este último aviso aos seus conterrâneos: se eles se recusarem a se arrepender, eles serão julgados diante dele no Dia do Juízo.

Oração: Todo-Poderoso Deus, Jesus vem a mim hoje, oferecendo seu perdão, restauração e salvação. Dá-me fé para confiar nele, para que eu escape de sua ira e viva para sempre em sua presença amorosa e gloriosa. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.