Publicado em: 08 de maio de 2017
A quem dar ouvidos?

Para: Segunda-feira, 08 de maio de 2018

Texto: 1 João 4.1-6

“É assim que vocês poderão saber se, de fato, o espírito é de Deus: quem afirma que Jesus Cristo veio como um ser humano tem o Espírito que vem de Deus.” (1Jo 4.2)

João escreve a um povo que está sendo atacado por toda espécie de ensinos falsos. Ensinos que desprezam a humanidade de Jesus Cristo, que negam o pecado e suas consequências. Obviamente, tal ensino era bastante atraente, e por isso surge a dúvida: a quem dar ouvidos?

Antes que esta dúvida se torne uma verdade, João alerta o povo contra os falsos ensinos, e instiga as pessoas a refletirem com pensamento crítico, a fim de colocarem à prova todo ensino. Para tanto, João orienta dizendo: “É assim que vocês poderão saber se, de fato, o espírito é de Deus: Quem afirma que Jesus Cristo veio como um ser humano tem o Espírito que vem de Deus” (1Jo 4.2).

Confessar que Cristo é o Salvador é o ponto culminante da fé cristã. João ensina que confessar a Cristo é o primeiro passo, o mais simples e importante conteúdo que todo ensino deve conter.

Mas nem todos confessam a Cristo, e infelizmente nós também somos atacados, pois hoje também existem falsos mestres e falsos ensinos. Também temos dúvidas e questionamos: afinal, a quem dar ouvidos?

As palavras do apóstolo são um alerta para nós e para a nossa fé. Afinal de contas, nós confessamos a Jesus Cristo, e todo ensino que despreza a humanidade e divindade de Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, está colocando à prova também a nossa fé.

Diante disso, cabe a nós colocarmos à prova todo ensino, a fim de avaliarmos se o ensino e testemunho realmente procedem de Deus. Mas talvez alguém pergunte: como saber se o ensino vem de Deus? A Bíblia nos responde: provando pela Palavra de Deus. Pois é a Palavra de Deus que afirma a vinda de Jesus Cristo como homem, sendo o Senhor e Salvador de toda a humanidade.

Oremos: Obrigado, ó Deus, por minha fé em Jesus Cristo, teu Filho, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Ajuda-me a testemunhar essa fé, bem como provar todo ensino a teu respeito. Por teu amor. Amém.