Publicado em: 21 de outubro de 2017
A simpatia de Jesus

Para: Sábado, 21 de outubro de 2017

Texto: Hebreus 4.14-16

“O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou.” (Hb 4.15)

Quando estamos passando por problemas, um dos melhores recursos para enfrentá-los é compartilhar nossa situação com outras pessoas. Nesses momentos, podemos recorrer àqueles que têm simpatia conosco, como familiares e amigos. Certamente, o apoio deles pode ser de grande ajuda.

Entre essas pessoas a quem podemos recorrer em momentos difíceis, o autor da carta aos hebreus menciona alguém muito importante, quando diz: “O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou” (Hb 4.15). Esse Grande Sacerdote é Jesus. E ele pode nos ajudar porque se tornou como um de nós, passando pelas mesmas aflições e tentações que nós. Aliás, sendo ele alguém que não podia pecar, sem dúvida as aflições e tentações que enfrentou foram muito maiores e mais profundas do que as nossas. Desse modo, ele, mais do que qualquer outra pessoa, pode nos ajudar.

Além disso, na sua atuação como nosso Grande Sacerdote, ele realizou uma reconciliação plena de todas as pessoas com Deus, oferecendo seu próprio corpo em sacrifício. Sendo assim, sempre que estivermos enfrentando tentações e aflições, podemos chegar com confiança diante de Deus, na certeza de que, pelo grande amor que ele tem por nós, receberemos misericórdia para nos ajudar em nossa miséria e graça para perdão de nossos pecados.

Oremos: Pai celeste, gratos te somos por enviares teu Filho Jesus ao mundo para enfrentar as mesmas aflições e tentações que nós. Leva-nos até ele sempre de novo para recebermos tuas promessas de misericórdia e graça. Em nome dele. Amém.