Publicado em: 21 de março de 2018
Advertência e segurança

Para: Quarta-feira, 21 de março de 2018

Texto: Lucas 22.31-34

“Mas eu tenho orado por você, Simão, para que não lhe falte fé. E, quando você voltar para mim, anime os seus irmãos.” (Lc 22.32)]

Você já se perguntou a respeito da utilidade de placas de sinalização de trânsito? Para que servem? Placas de trânsito servem como advertência para que, seguindo o que elas sinalizam, não corramos perigo nem coloquemos outras pessoas em perigo; e servem também para zelar pela segurança de todas as pessoas.

Certa vez Jesus fez uma advertência a Pedro. Jesus advertiu Pedro dizendo que ele sofreria ataques do Diabo que o levariam à negação da sua fé e do seu relacionamento com Jesus. Infelizmente Pedro demonstra um tipo de autoconfiança destrutiva. Não se trata de demonstrar confiança diante de uma prova, porque você se preparou bem. A autoconfiança demonstrada por Pedro tem a ver com depositar a sua fé em si mesmo e não naquele que ele próprio havia confessado como seu Salvador.

“Estou pronto”, disse ele, assim como nós tantas vezes dizemos diante dos ataques que sofremos à nossa fé. Chegaria o dia de Pedro perceber que não passou no teste, que a vida de um servo de Cristo não é uma vida vivida com base na confiança em si mesmo, mas sim na confiança em Cristo.

Jesus adverte Pedro contra a autoconfiança, mas ao mesmo tempo o deixa absolutamente seguro quanto à sua intercessão: “Mas eu tenho orado por você, Simão, para que não lhe falte fé. E, quando você voltar para mim, anime os seus irmãos” (Lc 22.32). É como se Jesus dissesse a Pedro: “Não confie em si mesmo! Confie em mim! Se depender de você mesmo, a sua fé já era! Será preciso uma intervenção divina para que você permaneça depositando sua fé em mim”. E Jesus interveio, intercedendo por Pedro, levando Pedro a escutar o que Jesus estava falando a ele, levando Pedro ao arrependimento, levando Pedro a animar os seus irmãos. Que final feliz para alguém que negou a sua fé!

Oremos: Gracioso Senhor, não permitas que confiemos em nós mesmos, mas que possamos depositar nossa fé na obra de Jesus. Amém.