Publicado em: 29 de maio de 2017
Água limpa e purificadora

Para: Segunda-feira, 29 de maio de 2017

Texto: Ezequiel 36.22-28

“Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo.” (Ez 36.26)

A água é notícia recorrente nos jornais. Às vezes, ela está faltando, ocasionando racionamento. Em outras ocasiões, é porque ela veio em excesso, causando alagamentos, desalojando pessoas, trazendo prejuízo. Tanto pela escassez como pela abundância, a água pode até causar a morte de pessoas. No capítulo 36 do livro do profeta Ezequiel, a água também é notícia. Nela, a água traz vida e vida em abundância.

            O profeta anuncia que Deus utilizaria água limpa para purificar o povo de Israel “de todos os seus ídolos e de todas as coisas nojentas” (Ez 36.25). Isto é, limparia os israelitas de todo o seu pecado. Através do profeta, Deus afirmou: “Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo” (Ez 36.26). Evidentemente, por se tratar de um ato espiritual, a água simples não seria capaz de fazer o serviço.

            O Senhor Jesus, no evangelho de João, explica um pouco mais dessa profecia que Deus faz através de Ezequiel. A Nicodemos, Cristo diz que “ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito” (Jo 3.5). É claro que a simples água não tem poder de fazer coisas tão maravilhosas. Nosso Senhor está fazendo referência direta ao batismo, aquele mesmo que une a água e a Palavra de Deus.

            Faça com que a água divina seja notícia em sua vida a cada novo amanhecer. Lembre-se do seu batismo a cada nova manhã. Agradeça a Deus pelo perdão que Jesus conquistou. E usufrua do “coração novo” e do Espírito Santo que Deus colocou em você!

Oremos: Obrigado, querido Pai, por me teres feito nascer de novo pela água e pelo Espírito. Obrigado por teres, desta forma, me acolhido no Reino dos Céus. Agradeço em nome de Jesus. Amém.