Publicado em: 09 de fevereiro de 2017
Alegria depois do choro

Para: Quinta-feira, 09 de fevereiro de 2017

Texto:Salmo 30

“O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria” (Sl 30.5).

             Reza o ditado que “depois da tempestade, vem a bonança”, ou ainda, dizem por aí que “após a tempestade, sempre vem a calmaria”. Aplicados à vida, esses ditados populares possuem um fundo de verdade. A vida é feita de ciclos. Às vezes, estamos tristes e cabisbaixos. Outras vezes, alegres e motivados. A sensação é de que a alegria passa rapidamente, enquanto os momentos de tristeza parecem passar lentamente. Nesses momentos podemos nos lembrar de que tudo nessa vida é passageiro.

            O salmista Davi escreveu numa canção para a dedicação do Templo que “o choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria” (Sl 30.5). O salmo 30 é uma canção de ação de graças de uma pessoa salva da morte. Ele nos ensina a clamar a Deus pelo seu auxílio. Ele também nos faz lembrarde que as situações que enfrentamos na vida são passageiras. Como a mulher grávida que sente as contrações, com dores e sofrimento num parto normal,e tudo se desfaz pela emoção e alegria ao avistar e tomar em seus braços a criança recém-nascida, assim também são transitórios os acontecimentos em nossa vida. Para Deus é assim, “a sua ira dura só um momento, mas a sua bondade é para vida toda”. A bondade de Deus é incomparavelmente mais duradoura.

            Independentemente do estado ou do momento em que você se encontra no ciclo da vida, lembre-se de que tudo é passageiro. “O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria” (Sl 30.5). Olhar para o amanhã nos traz a esperança de um novo dia. A expectativa do nascer do sol pode alimentar a nossa fé num dia melhor. Aí tudo se renova e a esperança floresce. Cristo, o sol da justiça, está sempre conosco e nos dá a possibilidade de vislumbrar e viver uma vida nova, sob seus cuidados e sua bênção.

            Oremos:Senhor Deus, lembra-nos de que o choro dura uma noite, mas logo pela manhã é sucedido pela alegria, pela fé e esperança na concretização da renovação de vida. Restaura-nos. Renova-nos, por Jesus Cristo. Amém.