Publicado em: 23 de abril de 2018
Amem uns aos outros

Para: Segunda-feira, 23 de abril de 2018

Texto: João 13.31-35

“Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros.” (Jo 13.34)

Um dos temas mais presentes nas páginas da Bíblia é o amor. Desde a criação do mundo Deus procurou revelar-nos o seu amor. É por isso que logo após a queda do ser humano em pecado há a promessa do envio do Salvador.

Ao dialogar com seus discípulos naquela quinta-feira na qual celebraram a Páscoa judaica, Jesus afirmou: “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros” (Jo 13.34). Nesse anúncio do Salvador encontram-se duas verdades importantes com respeito ao amor: ele nos amou e devemos amar uns aos outros.

Através dos Mandamentos aprendemos que o resumo da Lei é o amor. No entanto, é impossível entender, por nossa própria razão, o amor de Deus. Ou seja, só conheceremos o amor de Deus e aprenderemos a amar nosso semelhante quando Deus nos preencher com o seu amor.

Na cruz do Calvário, Deus revelou-nos seu amor através do sacrifício de Jesus. É importante lembrar que esse amor é destinado a todos indistintamente. Em outras palavras, quando os pregos perfuravam as mãos de Cristo e quando a dor esmigalhava o seu corpo, podemos ouvir Jesus afirmar que fez isso por nós, porque nos ama. Ele mesmo havia afirmado que ninguém pode demonstrar maior prova de amor do que dar a própria vida em favor de seus amigos (Jo 15.13).

Uma vez que Deus nos revelou o seu amor em seu Filho Jesus, nós podemos, por meio da presença do Espírito Santo, amar o nosso próximo como amamos a nós mesmos. Esse amor não será um ato de obrigação, mas um privilégio que recebemos por conhecermos e vivermos no amor de Deus, pois nós só amamos porque ele nos amou primeiro.

Oremos: Amado Deus, obrigado por me amares a ponto de entregares teu Filho para morrer em meu lugar. Guarda-me em tua Palavra para que eu possa amar o meu próximo como tu me amaste primeiro. Em nome de Jesus. Amém.