Publicado em: 09 de julho de 2017
Autenticação

Para: Domingo, 09 de julho de 2017

Texto: Marcos 6.6-13

Então os discípulos foram e anunciaram que todos deviam se arrepender dos seus pecados. Eles expulsavam muitos demônios e curavam muitos doentes, pondo azeite na cabeça deles.” (Mc 6.12,13)

Quando vamos ao banco, é comum o operador de caixa autenticar o recibo da transação realizada. A operação em si já está feita, a autenticação vem depois, para termos um comprovante. Não é a autenticação que garante que a transação é válida e aconteceu, mas sim, a ação em si. A autenticação existe apenas por causa da má fé circulante no meio humano.

O texto de Marcos 6 nos mostra Jesus enviando os discípulos para, entre outras coisas, fazerem também milagres. Lemos que os discípulos foram e anunciaram que todos deviam se arrepender dos seus pecados. Eles expulsavam muitos demônios e curavam muitos doentes, pondo azeite na cabeça deles” (Mc 6.12,13). Esses milagres dos discípulos foram uma espécie de autenticações, um sinal visível específico daquela missão para a qual Jesus os havia enviado. Pois a transação em si, a ação, era realizada pela comunicação da Palavra aos corações. Se focamos nos milagres e esquecemos a Palavra, passamos a considerar a autenticação mais importante que a transação em si. E é exatamente o contrário. Hoje, as pessoas não são todas curadas e, caso as supostas curas fossem o foco, há uma infinidade de curandeiros que se enquadrariam como mensageiros de Cristo, mas não o são.

O foco é a ação de Deus. Cristo agiu em nosso lugar para nos dar perdão e vida. Para nos dar a fé que nos faz filhos de Deus. E para que, diante dos milagres que venham a acontecer, saibamos dar glórias a Deus pelo mais importante: a sua ação misericordiosa na história humana.

O saldo dessa ação? Sempre positivo. Pois sempre direcionaremos as pessoas para a ação que, independentemente de qualquer autenticação ou milagre visível, sempre será completa, perfeita e definitiva.

Oremos: Deus, obrigado por tua ação eficaz em meu coração, levando-me a crer que, haja ou não milagres visíveis, tua Palavra sempre é eficaz. Amém.