Publicado em: 22 de março de 2018
Bondade e misericórdia

Para: Quinta-feira, 22 de março de 2018

Texto: Salmo 118.19-29

“Deem graças a Deus, o Senhor, porque ele é bom e porque o seu amor dura para sempre.” (Sl 118.29)

Se olharmos para a nossa vida e para as pessoas que amamos perceberemos que temos muitos motivos para ser gratos a Deus. O Salmo 118 nos convida a viver uma vida de gratidão a Deus porque Deus “é bom e porque o seu amor dura para sempre” (Sl 118.29).

O Deus que se revela na Escritura não procura em nós motivos para nos abençoar, para nos perdoar e salvar. Como portões de um templo aberto para todos, ele nos abençoa e nos salva porque ele é bom, e o motivo para nos abençoar está nele e não em nós. Assim também acontece com a salvação que ganhamos dele. Essa salvação vem de Deus e é um ato dele, não nosso.

Essa bondade de Deus não é temporária. Pelo contrário, o Salmo nos conta que “o seu amor dura para sempre”. A misericórdia e a boa ação de Deus em benefício do seu povo se revelaram no menino nascido de Maria que caminhou em direção ao Calvário. Deus escondeu a sua maior dádiva naquele que é o menor entre as pessoas com o objetivo de que sua dádiva pudesse ser recebida por todos.

Assim ele se tornou o que o Salmo chama de “pedra angular”, a pedra principal, da qual o edifício depende. É dessa forma que o salmista se refere ao Messias, o Salvador prometido, que foi o meio pelo qual Deus planejou nos salvar. Esta é a maior bênção que Deus deu à humanidade: salvá-la por meio do Messias.

O salmista chama de “dia da vitória de Deus” o dia em que a pedra angular foi assentada, foi colocada no lugar certo, no exato local em que vai salvar. Quando Jesus foi morto na cruz, sepultado e ressuscitado, a pedra estava no local em que salvaria. Tudo estava pronto para que a humanidade fosse salva, a obra da salvação estava terminada.

Por isso Jesus é o próprio templo, a habitação de Deus entre os seres humanos por meio da qual Deus abençoa a você, a mim e a todo o mundo.

Oremos: Senhor, obrigado porque tu não procuras em nós motivos para nos perdoar e salvar.