Publicado em: 11 de março de 2017
BRILHANDO EM GLÓRIA

Sábado, 11 de março de 2017

Leia Lucas 9.28-36

“Enquanto orava, o seu rosto mudou de aparência, e a sua roupa ficou muito branca e brilhante” (Lc 9.29).

            Oito dias após ter predito sua morte e ressurreição, Jesus leva três discípulos a um monte onde ele é transfigurado diante deles. Pedro o havia chamado de o “Messias que Deus enviou”. E agora, ele pode olhar a gloriosa face do eterno Filho de Deus. Jesus sempre tivera essa glória, mas da sua concepção até este momento, ela estava escondida atrás de sua humanidade. Agora, por um breve período, essa glória irrompe no monte.

            Essa visão gloriosa talvez tenha fortalecido em Pedro, Tiago e João, o falso sonho de Jesus vir a reinar em um reino glorioso, mas terreno. Mas Moisés e Elias, dois grandes líderes do Antigo Testamento, estavam lá falando com Jesus sobre sua partida e como ele completaria sua missão terrena através de sua morte, ressurreição e ascensão. Pedro, Tiago e João acordam. Ao ver Moisés e Elias indo embora, Pedro deixa escapar seu desejo de construir três abrigos para que eles pudessem ficar.

            De repente, uma nuvem envolve Jesus e os três discípulos. E da nuvem a voz do Pai diz: “Este é o meu Filho, o meu escolhido. Escutem o que ele diz!” Jesus tem muito a ensinar a eles, e a nós, sobre nossa vida terrena e como ele iria entregar sua vida, para que pudéssemos viver com ele eternamente.

            Depois de o Pai ter falado, Jesus fica novamente sozinho com os discípulos, em sua aparência normal e velada. Então ele os leva a descer do monte, no caminho que o levaria para a cruz.

Oração: Todo-Poderoso Deus, na transfiguração de Jesus nós vemos toda a sua glória como seu Filho eterno e poderoso. Fortalece minha confiança em Jesus como meu salvador para que eu possa ver sua glória face a face no céu. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.