Publicado em: 27 de fevereiro de 2017
Como se apresentar diante de Deus?

Para: Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Texto: 1 Coríntios 5.6-8

“Não está certo que vocês estejam orgulhosos!” (1Co 5.6).

            Quando somos convidados para um casamento, logo surge uma preocupação: como vamos nos vestir ou nos apresentar diante dos noivos e convidados? Essa preocupação nos remete a outra situação: como nos apresentar diante de Deus? Como vamos nos “vestir” diante de Deus?

            Jesus contou uma parábola sobre isso. Dois homens se apresentaram diante de Deus. O primeiro fica em pé, orgulhoso de si mesmo e comenta: “Ó Deus, graças te dou por não ser como a maioria: não roubo, não sou injusto, não cometo adultério”. Já o outro homem não ousava nem levantar os olhos ao céu, e batendo no peito dizia: “Ó Deus, tem pena de mim, pobre pecador”. Jesus afirmou que o primeiro não foi aceito por Deus, mas o segundo foi justificado diante de Deus.

            Na parábola, percebemos que o primeiro homem, guiado por seu entendimento, considerava-se justo. Enfim, confiava em suas próprias obras. É essa atitude que o texto bíblico de 1 Coríntios repreende: “Não está certo que vocês estejam orgulhosos!” (1Co 5.6).

            Por outro lado, o segundo homem percebia em si mesmo o pecado. Não tinha nada a oferecer. De onde ele tirou essa opinião sobre si mesmo? Ele foi guiado pelo Espírito Santo, como o próprio Jesus diz: “Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus” (Jo 16.8).

            Como se apresentar diante de Deus? Os textos bíblicos alertam sobre o perigo do orgulho. Mas por outro lado, é bom ouvir o evangelho: Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la” (Ef 2.8,9).

            Oremos: Amado Deus, envia o teu Espírito Santo para sempre me convencer do meu pecado e apresentar-me diante de ti em humildade, sob tua graça em Jesus. Amém.