Publicado em: 13 de maio de 2017
Confessar e permanecer

Para: Sábado, 13 de maio de 2017

Texto: 1 João 4.15-18

“Todo aquele que afirma que Jesus é o Filho de Deus, Deus vive unido com ele, e ele vive unido com Deus.” (1Jo 4.15)

Quando as pessoas conversam sobre o Juízo Final, muitos questionamentos, dúvidas e até receios acabam surgindo. Há até quem não goste de falar sobre o assunto, visto sentir medo das coisas que hão de vir. Em todo caso, o fim dos tempos é uma realidade e todos precisam estar preparados.

Estar preparado significa viver no amor de Deus e, consequentemente, não ser mais escravo do medo, assombro ou pavor. Pois João afirma: “No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo” (1Jo 4.18).

Assim João liga o medo de um possível castigo ao distanciamento do amor verdadeiro. O amor verdadeiro é Deus, visto que Deus é amor (1Jo 4.8), e o castigo, portanto, está ligado ao distanciamento de Deus, e todo aquele que não crer em Jesus Cristo será condenado.

Por outro lado, João nos lembra de que “todo aquele que afirma que Jesus é o Filho de Deus, Deus vive unido com ele, e ele vive unido com Deus” (1Jo 4.15). Isto é, a confissão de fé verdadeira no Filho de Deus mostra a união com Deus, e a pessoa que permanece no amor de Deus não precisa ter medo de Deus ou do seu juízo, afinal de contas “o perfeito amor lança fora todo medo”.

Todo aquele que crê e confessa a Jesus Cristo não precisa temer, pois quem confessa a fé em Jesus Cristo é agora amigo de Deus, já está com Deus ao seu lado. Por isso, pedimos que o amor pleno e verdadeiro de Deus nos conduza a sinceramente confessarmos a Jesus Cristo diante do mundo, para que firmes no amor, mostremos a outros o caminho que leva à vida eterna.

Oremos: Amado Deus, que teu Espírito Santo fortaleça a minha fé para que eu permaneça no teu amor e confesse minha fé em Jesus Cristo. Usa-me como um instrumento de propagação do teu amor. Em nome de Jesus. Amém.