Publicado em: 03 de dezembro de 2017
Cuidado com as distrações

Para: Domingo, 03 de dezembro de 2017

Texto: Lucas 21.25-36

“E Jesus terminou, dizendo: — Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa.” (Lc 21.34)

Em meio à fantástica era digital e à infinidade de conhecimento a ser explorado, cresce o risco de distração e desatenção. Imagine a cena: enquanto você está realizando um trabalho em seu computador, o smartphone está ao lado conectado na rede social e ao mesmo tempo tocando as músicas favoritas, a televisão está ligada no noticiário e alguém da família ainda tenta conversar com você. Difícil não se distrair do trabalho no computador, não é mesmo?

Há um outro tipo de distração que traz consequências bem sérias para a nossa vida. E não tem nada a ver com tecnologia, mas com fé. A palavra de Deus, falando sobre a volta de Jesus para o Juízo Final, registra: “E Jesus terminou, dizendo: — Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa” (Lc 21.34). O conselho é para nós não nos distrairmos a ponto de não crer em Jesus e muito menos esperar a sua volta.

Distrair-se com a tecnologia pode produzir um trabalho mal feito e alimentar um déficit de atenção. Mas distrair-se a ponto de esquecer-se de Jesus e da sua volta é um sinal de grande perigo. Se você já viveu distraído a ponto de ter se esquecido de Jesus, há uma boa notícia. Com sua morte e ressurreição, Jesus garante perdão para os tantos momentos de distração e esquecimento. É possível começar novamente. Se você está lutando para não se distrair com inúmeras tentações, continue olhando firme para Jesus e pedindo forças para suportar esses momentos. Afinal, o grande Dia está cada vez mais próximo. O dia em que Jesus voltará dentre as nuvens.

Oremos: Jesus, ensina-me a fixar meu olhar em ti e ajuda-me a lutar contra as tentações. Perdoa-me se me esqueci do teu amor. Aumenta a minha fé, Senhor. Amém.