Publicado em: 22 de agosto de 2017
Da boca para dentro

Para: Terça-feira, 22 de agosto de 2017

Texto: Isaías 29.11-16

“O Senhor diz: ‘Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A religião que eles praticam não passa de doutrinas e ensinamentos humanos que eles só sabem repetir de cor’.” (Is 29.13)

Há uma crise de valores e ética muito profunda em nossos dias. Há pais que mandam, mas não fazem. Há filhos que discursam bonito com propostas para revolucionar o mundo, mas não conseguem organizar o seu quarto. Há exemplos na classe política aos montes de promessas que não passam de demagogia. Quão diferente tem sido os discursos em relação à prática deles. É o popular “da boca para fora”.

O profeta Isaías viveu num mundo que não era tão diferente do mundo em que vivemos. Ele também precisou conviver com pessoas que “falavam bonito mas faziam feio”. Inspirado por Deus, o profeta deixou registrado a própria decepção do Senhor com alguns religiosos da sua época: “Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Is 29.13).

Talvez você esteja pensando em diversas pessoas. Ou lembrando de muitas notícias ou cenas, vistas em meios de comunicação, envolvendo pessoas que praticam uma religião e acabam fazendo algo bem diferente daquilo que propagam ou ensinam. Mas não olhe para fora e para os outros. Olhe para dentro e para si. Se formos sinceros reconheceremos que, muitas vezes, somos nós as pessoas boas de teoria e ruins de prática.

Deus se tornou um de nós em Jesus Cristo. Ele não veio a este mundo para viver uma vida “da boca para fora”. Ele não apenas fez discursos sobre amor e perdão. Viveu e praticou o amor e o perdão! Não apenas pediu que as pessoas estendessem a mão, mas que se importassem com os outros e ensinassem sobre salvação e vida eterna. Jesus viveu uma vida literalmente da “boca para dentro”. Ele deu sua vida na cruz, em nosso lugar, para nos perdoar e salvar.

Oremos: Deus amado, muito obrigado porque não nos amas apenas na teoria. Deste o teu único Filho, Jesus Cristo, como exemplo de prática e sacrifício. Queremos orar com os lábios e com o coração. Por Jesus. Amém.