Publicado em: 17 de outubro de 2017
Descanso de Deus

Para: Terça-feira, 17 de outubro de 2017

Texto: Hebreus 4.1-11

“Assim ainda fica para o povo de Deus um descanso.” (Hb 4.9).

O descanso não é apenas uma opção, é uma necessidade. É preciso descansar para que se possa realizar as atividades do dia a dia com qualidade. Além disso, não são apenas os exercícios e a alimentação que dão saúde ao nosso corpo. O sono e o descanso também são indispensáveis para essa finalidade.

Diante disso, chama a atenção que Deus prometeu um descanso para o seu povo. Em Hebreus 4.9, lemos: “Assim ainda fica para o povo de Deus um descanso”. Ele havia feito essa promessa, para Israel, relacionada à entrada na terra prometida. No entanto, mesmo depois da entrada naquela terra, a promessa permaneceu. Por meio de Davi, muito tempo depois, Deus fez o convite para que o povo entrasse no seu descanso. Isso aconteceu porque esse descanso não se resumia à terra de Canaã. Esta era apenas um sinal de um descanso muito maior, que consiste na comunhão com Deus e na confiança em suas promessas.

Todas essas promessas estão relacionadas à obra de Jesus. É por meio dela que Deus se aproxima de nós. Assim, o verdadeiro descanso de Deus acontece em Jesus. Esse descanso não é uma simples cessação de qualquer atividade, mas é o descanso do coração; o descanso de todos os nossos pecados, sofrimentos e aflições. É por isso que ainda hoje, Cristo continua realizando o convite para esse descanso: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). De maneira completa alcançaremos esse descanso nos novos céus e nova terra. Mas antes disso, Cristo nos convida para que já agora, no dia de hoje, desfrutemos do descanso de Deus.

Oremos: Senhor, obrigado por nos dares, em Cristo, descanso de nossas pesadas cargas. Continua a dar-nos isso todos os dias, para que alcancemos o descanso definitivo, no novo mundo que preparas para nós. Em nome de Jesus. Amém.