Publicado em: 10 de março de 2017
DESFAZENDO ILUSÕES

Sexta-feira, 10 de março de 2017

Leia Lucas 9.18-22

“E continuou: — O Filho do Homem terá de sofrer muito” (Lc 9.22).

            Os discípulos de Jesus ouviram suas poderosas palavras e viram muitos milagres. Eles acreditam que ele é o Messias prometido. Mas assim que Pedro faz sua grande confissão, Jesus com severidade ordena aos doze discípulos que mantenham a notícia para si mesmos. As multidões judaicas têm a ideia errada sobre o Messias. Eles pensam que o Messias será um grande rei, expulsando os romanos e estabelecendo um reino terreno. Até mesmo os discípulos embarcam nesse sonho. Agora Jesus começa a desfazer essa ilusão, ensinando-lhes que ele veio para salvar o mundo através da sua morte e ressurreição.

            Jesus está plenamente ciente de que sofrerá coisas horríveis em Jerusalém. Mas ele também sabe que os discípulos não estão prontos para os fatos sangrentos. Então, ele não revela todos os detalhes e simplesmente diz: “O Filho do Homem terá de sofrer muito”.

            Mas os discípulos precisam saber quem irá causar este sofrimento tão grande. Então Jesus mostra a eles que os líderes de seu próprio povo – na suprema corte judaica – irão interrogá-lo e o rejeitarão como seu Messias. Eles o matarão em um ato de aparente justiça. Mas a revelação feita por Jesus aos discípulos não termina com sua morte. Ele declara de modo bem claro que no terceiro dia após a sua morte, ele ressuscitará.

            No Natal, quando você vê o bebê Jesus cochilando na manjedoura em Belém, talvez não seja esse o fim de vida que você imaginaria para ele. Mas, desde o início, é exatamente o que Deus planejou para ele.

Oração: Todo-Poderoso Deus, Jesus foi cuidadoso ao proteger seus discípulos de todos os horrores que ele sabia que iria sofrer para nos salvar de nossos pecados. Lembra-me de que tu sabes cada detalhe do meu futuro e dá-me confiança de que tu farás com que todas as coisas trabalhem juntas para o meu bem. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.