Publicado em: 21 de fevereiro de 2017
Deus ama o seu povo

Para: Terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Texto: Oséias 2.14-18

“Nunca mais se falará desse deus. Sou eu, o Senhor, quem está falando” (Os 2.17).

O profeta Oséias traz uma dura advertência ao povo de Israel pela sua infidelidade, pela sua adoração a ídolos, deuses falsos como Baal. E ele diz que haverá punição para essa transgressão. Por quê? Para que seu povo volte a adorar somente a ele, o verdadeiro Deus. Ele diz: “Nunca mais se falará desse deus. Sou eu, o Senhor, quem está falando” (Os 2.17).

Deus não está feliz com a atitude do seu povo escolhido, Israel. O povo a quem ele tanto ama. E por isso ele manda o profeta Oséias para chamar-lhe a atenção. E por não terem dado atenção a este e outros avisos, veio o castigo. E por que Deus às vezes age assim, castigando os seus filhos? “O Senhor corrige quem ele ama” (Hb 12.6). Chamando seu povo de sua “amada”, Deus revela: “Vou seduzir a minha amada e levá-la de novo para o deserto, onde lhe falarei do meu amor” (Os 2.14).

E hoje? Como Deus fica quando os seus filhos lhe desobedecem? Quando traem, mentem, odeiam, caluniam, roubam? Quando são infiéis? Quando não dão atenção aos seus mandamentos e ensinamentos? Por nos amar tanto, ele continua a enviar a sua mensagem: “Voltem para mim!”.

Por outro lado, Deus fica feliz quando andamos no seu caminho, quando seguimos a sua orientação. Ele disse que “cuida das pessoas honestas e ouve os seus pedidos” (Sl 34.15). Ele está pronto a perdoar. Ele disse que “nos ouve e nos livra de todas as nossas aflições” (Sl 34.17). O amor que Deus sente por nós é tão grande que ele enviou o seu Filho, Jesus Cristo, sendo nós ainda pecadores.

Ouçamos a voz do único Deus. Ele nos concede proteção, amparo e salvação.

Oremos: Santo e eterno Deus, agradecemos-te pelo teu amor. Obrigado por enviares a tua mensagem através dos teus mensageiros. Dá-nos forças para reconhecermos os nossos pecados e pedirmos perdão. Queremos seguir tua orientação e seguir os teus ensinamentos. Em nome de Jesus. Amém.