Publicado em: 09 de março de 2018
Deus nos ensina, guia e orienta

Para: Sexta-feira, 9 de março de 2018

Texto: Salmo 32.8-11

“O Senhor Deus me disse: ‘Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo’.” (Sl 32.8)

É comum o uso de certos instrumentos de controle dos animais domados para transporte de pessoas e cargas. O cabresto é um deles e tem uma extremidade armada especialmente para se firmar na cabeça do animal e que serve para amarrá-lo ou dirigi-lo. Ele serve para controlar a marcha de animais como o cavalo, por exemplo. Rédeas de couro ou cordas também são utilizadas; e presas ao cabresto, são usadas para direcionar um cavalo ou outro animal de montaria. Com esses recursos pode-se controlar os ímpetos do animal quando ele insistir em querer seguir por conta própria e reconduzi-lo ao caminho e passo desejados pelo seu condutor.

Com essa comparação, o Salmo 32 nos orienta a não agirmos com teimosia contra Deus que espera dos seus filhos uma vida orientada por ele em sua Palavra.  Por esse meio, Deus nos ensina sua vontade, nos revela seu amor e nos guia pelo seu caminho, orientando-nos a direção a ser seguida na vida. “O Senhor Deus me disse: ‘Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo.’” (Sl 32.8).

Para isso acontecer, Deus nos aconselha e fortalece em sua comunhão com base no perdão dos pecados que nos restaurou a vida com Deus. O objetivo dessa ação divina é que não nos desviemos da nova vida que recebemos em nossa união com Cristo, mas sigamos sempre na condição de novas pessoas.

O apóstolo Paulo escreveu que “quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova” (Rm 6.4).

Por isso, queremos seguir alegres e contentes por causa do que Deus fez por nós em Cristo, aprendendo, sendo guiados e orientados por ele sempre, até estarmos com Jesus no seu Reino vindouro. Pense nisso!

Oremos: Pai amado, continua nos ensinando tua Palavra e por ela nos orientando e guiando em nossa nova vida com Cristo, até que ele venha e nos receba no céu. Em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.