Publicado em: 25 de dezembro de 2017
Deus próximo de seus filhos

Para: Segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Texto: João 1.1-14

“A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós.” (Jo 1.14)

Nesta época de Natal e fim de ano destaca-se um costume entre as pessoas: elas viajam. Isso acontece porque desejam estar próximas de seus familiares ou amigos queridos. Provavelmente, você também já está com as malas arrumadas para a tão aguardada viagem.

Há mais de dois mil anos alguém muito especial fez uma viagem para ficar próximo de quem amava e ama até hoje. O evangelista João escreveu que “a Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós” (Jo 1.14). O tema da presença de Deus em meio ao povo é típico do livro do Êxodo. Nesse livro da Bíblia conta-se que os israelitas armaram uma tenda, um tabernáculo, para que Deus pudesse habitar em meio ao seu povo. Pois bem, no Novo Testamento Jesus é a Palavra que se fez carne e “tabernaculou”, isto é, habitou entre nós.

Jesus é o Verbo ou a Palavra, ou seja, a força criadora que a tudo dá vida. A Palavra de Deus é, portanto, comunicadora de vida. Infelizmente, porém, nem todos o receberam.  Alguns permaneceram nas trevas do pecado, da incredulidade e condenação eterna. Nem todos creram nele como Salvador. Até hoje é assim, e muitos permanecem mortos em seus delitos e pecados. Celebram a festa de aniversário e esquecem-se de Jesus, o aniversariante do dia.

Natal é Natal quando as pessoas acolhem no coração a Palavra que se tornou um ser humano e que veio construir sua tenda em nosso meio. Veio porque Jesus é o próprio Deus que quer estar próximo de seus filhos e filhas amadas. Ele quer passar não apenas o dia vinte e cinco de dezembro em nossa companhia, mas todos os dias do ano.

Oremos: Amado Deus e Pai, tu sempre queres estar próximo de nós. Ilumina-nos através de tua Palavra para que possamos dar-te uma acolhida calorosa em nossos corações todos os dias de nossas vidas. Por Jesus. Amém.