Publicado em: 27 de março de 2017
DÚVIDAS SOBRE A RESSURREIÇÃO

Segunda-feira, 27 de março de 2017

Leia Lucas 20.27-40

“Alguns saduceus, os quais afirmam que ninguém ressuscita, chegaram perto de Jesus” (Lc 20.27).

            Os escribas e fariseus fazem parte do Conselho Superior dos judeus. Também fazem parte sacerdotes que são saduceus. Eles aceitam apenas os escritos de Moisés do Antigo Testamento e rejeitam que haja a ressurreição, os anjos e o céu. Mas isso não os impede de propor um enigma sobre a ressureição para tentar fazer Jesus parecer um tolo.

            Eles citam uma lei mosaica que preservava a linha genealógica de um homem que havia morrido sem filhos. Se o irmão do homem casasse com a viúva, o primeiro filho seria considerado filho do homem falecido. No enigma dos saduceus, um homem morreu sem ter filhos, e cada um dos seis irmãos do falecido casou com a viúva a seu tempo, mas todos morreram sem filhos. Então, na ressurreição, ela será esposa de quem?

            Parece uma pergunta sem solução para Jesus. Ela não poderia ser esposa dos sete. Mas se Deus escolhesse um dos irmãos para ser o marido dela, Deus estaria prejudicando os outros. Jesus facilmente derruba esse castelo de cartas. O dom do matrimônio dado por Deus é apenas para este período terreno de tempo – não para a ressurreição.

            E, em seguida, Jesus lida com a rejeição que eles tinham da ressurreição. Ele até mesmo refere-se a Moisés, a única autoridade do Antigo Testamento que eles aceitariam. Ao falar com Moisés da sarça ardente, Deus diz: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.” (Veja Êxodo 3.6). Se não houvesse vida após a morte, Deus teria dito “Eu era o Deus deles”, e não “Eu sou o Deus deles”. O “Eu sou” de Deus prova que a alma humana sobrevive à morte física e indica a ressurreição quando Cristo voltar.

            Jesus corrigiu os saduceus de maneira tão impressionante que até os hostis escribas o elogiam.

Oração: Senhor Jesus, geralmente demoramos para crer em coisas que não podemos ver. Remove minhas dúvidas e descrença, e dá-me confiança firme na ressurreição e na vida eterna que tu prometeste a todos os crentes. Em teu nome. Amém.

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.