Publicado em: 07 de fevereiro de 2017
Eliseu, o grande profeta

Para: Terça-feira, 07 de fevereiro de 2017

Texto:2 Reis 3.9-12

“O rei Josafá perguntou: — Existe por aqui algum profeta de Deus, o Senhor, para que consultemos o Senhor por meio dele? Um oficial do exército do rei Jorão respondeu: — Eliseu, filho de Safate, está por aí. Ele era o ajudante de Elias. — Ele é profeta e diz o que o Senhor manda! — disse o rei Josafá” (2Rs 3.11-12).

            Eliseu foi um profeta de Deus. Acompanhou e sucedeu o profeta Elias. Testemunhou a partida de Elias para o céu num redemoinho. Eliseu foi um dos profetas mais utilizados por Deus para realizar milagres. Um profeta era a pessoa que anunciava a mensagem de Deus, especialmente pela proclamação verbal da Palavra do passado, presente ou futuro. Existiam bons e maus profetas, verdadeiros e falsos profetas. Eliseu estava entre os do primeiro grupo.

            Em certa ocasião, numa guerra entre Israel e Moabe, o rei de Judá lembrou-se de consultar o Senhor Deus em meio àquela batalha. Assim está escrito: “O rei Josafá perguntou: — Existe por aqui algum profeta de Deus, o Senhor, para que consultemos o Senhor por meio dele? Um oficial do exército do rei Jorão respondeu: — Eliseu, filho de Safate, está por aí. Ele era o ajudante de Elias. — Ele é profeta e diz o que o Senhor manda! — disse o rei Josafá” (2Rs 3.11-12).

            Que boa lembrança teve o rei Josafá! Eliseu tinha a incumbência de proclamar a mensagem que Deus lhe dava para anunciar. Assim eram os bons e verdadeiros profetas de Deus. Requisitados ou não pelas pessoas, mas chamados por Deus, trazem a mensagem divina, seja de condenação ou salvação, ao povo.

            Jesus é o grande Profeta de Deus. Ele veio providenciar a salvação a todos que nele crerem. Mesmo em meio às batalhas da vida, jamais nos esqueçamos de suplicar a presença e a bênção de Deus. Até o rei Josafá sabia disso quando afirmou: “Ele é profeta e diz o que o Senhor manda!”.Acolhamos as palavras dos verdadeiros profetas para orientação e condução de nossa vida. Especialmente de Jesus, o nosso grande Profeta e Salvador.

            Oremos:Ó Deus, que outrora falaste pela boca dos santos profetas, orienta-nos com a tua Palavra, especialmente durante as batalhas de nossa vida! Amém.