Publicado em: 26 de agosto de 2017
Enorme desafio

Para: Sábado, 26 de agosto de 2017

Texto: Efésios 5.22-31

“Esposa, obedeça ao seu marido, como você obedece ao Senhor. Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela.” (Ef 5.22; 25)

Algumas pesquisas revelam que parte dos casais que decidiram se separar, deixaram esfriar não apenas o amor, mas também a fé. Estudiosos apontam o uso excessivo das redes sociais como um acelerador do distanciamento entre as pessoas e Deus e, consequentemente, entre elas. Excesso de trabalho, rotina desgastante, falta de preparo para a vida a dois, falta de clareza sobre as funções do marido e mulher dentro do casamento também ajudam no crescimento do número de divórcios.

O texto de Efésios 5.22-31 contém palavras que, mal interpretadas, causam conflitos familiares. Algumas mulheres acabam dizendo que o cristianismo é machista e que o apóstolo Paulo era um dos seus expoentes. Ele deixou escrito: “Esposa, obedeça ao seu marido, como você obedece ao Senhor” (Ef 5.22). Mulheres, essas palavras ferem seus ouvidos? Homens, vocês gostam dessas palavras? Conseguem entendê-las bem?

Ser submisso não significa aceitar ser humilhado. Também não é tratar o outro como se fosse menos do que eu. Se Deus pede que as mulheres reconheçam o papel do marido, muito mais o Senhor pede aos maridos: “Ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela” (Ef 5.25). Talvez precisemos nos perguntar: o que é mais desafiador: ser submisso ou amar como Jesus amou? Amar como Jesus amou é, literalmente, dar a vida.

Homens e mulheres! Antes de tudo, o apóstolo Paulo nos diz: “Sejam obedientes, uns aos outros, pelo respeito que têm por Cristo” (Ef 5.21). Quem é o centro de tudo? É Jesus, e, no seu exemplo, queremos aprender e viver. Ele foi submisso ao Pai e em amor deu a vida por causa dos nossos pecados, que nos separavam de Deus e uns dos outros.

Oremos: Pai, obrigado porque em amor e submissão teu Filho Jesus foi ao sacrifício. Pela fé nele, capacita-nos a dizer sim à tua vontade, em submissão e amor. Amém.