Publicado em: 19 de novembro de 2017
Esquecimento

Para: Domingo, 19 de novembro de 2017

Texto: Marcos 13.9-13

“Todos odiarão vocês por serem meus seguidores, mas quem ficar firme até o fim será salvo.” (Mc 13.13)

Quanto de nossas vidas são dedicadas a impressionar os outros? Muitos jovens iniciam namoros, muitos casais pensam em ter filhos e muitas pessoas arrumam suas casas preocupados com a opinião e aprovação dos outros. Gostamos de sentir a admiração dos outros. O problema é que esse desejo nos faz escravos da opinião dos outros.

Mas, o apóstolo Paulo foi libertado dessa prisão. Ele era o mais respeitável fariseu e líder judeu, mas abandonou sua fama para seguir Jesus. Por isso ele escreve que não se preocupa com o tribunal das opiniões alheias nem com a opinião dele sobre ele mesmo. Para ele, a única opinião que importa é a de Deus. Jesus nos prepara dizendo: “Todos odiarão vocês por serem meus seguidores, mas quem ficar firme até o fim será salvo” (Mc 13.13).

Jesus nos torna livres da opinião humana, seja nossa própria ou a dos outros, nos revelando que a opinião de Deus por nós é a melhor possível. Deus nos vê como seus filhos amados, perdoados e libertos de pecados, capazes de amar a ele e ao próximo. “Ué?”, talvez você se espante, “Eu sou tudo isso?” Por nossa própria natureza nós somos realmente um poço de erros e pecados. Mas, o que transforma a visão de Deus é a obra de seu Filho, Jesus Cristo. Para Deus nos enxergar de forma tão positiva, Jesus foi julgado da pior forma possível. Essa é a grande boa notícia! Jesus assumiu nossos pecados, carregando-os na cruz, e nós assumimos a sua santidade e somos completamente salvos e perdoados!

Por tudo isso, quando formos perseguidos e odiados por causa do amor de Deus, não teremos receio algum. Não teremos medo do ódio dos outros, pois o amor de Deus nos fortalece e nos faz ficar firmes até o fim.

Oremos: Pai, tu nos enxergas da melhor forma porque Jesus foi julgado da pior forma. Concede-nos o dom de esquecermos de nós mesmos e da opinião dos outros para levarmos a boa notícia a todos. Em nome de Jesus. Amém.