Publicado em: 30 de maio de 2017
Eterno que vai durar!

Para: Terça-feira, 30 de maio de 2017

Texto: Êxodo 19.1-6

 “Agora, se me obedecerem e cumprirem a minha aliança vocês serão o meu povo.” (Êx 19.5)

“Que seja infinito enquanto dure.” É quase certo que você conheça essa frase famosa e ainda muito popular nos dias de hoje, original de um poema de Vinícius de Moraes. Essa costuma ser a “aliança” de muitas pessoas atualmente.

            Na Bíblia, vemos vários exemplos de alianças, que é um pacto ou acordo entre duas ou mais pessoas, como por exemplo o que fizeram Labão e Jacó (Gn 31.44), sogro e genro que entraram em acordo sobre suas posses e estabeleceram a paz na família. Às vezes, pode ocorrer uma “aliança-trapaça”, como a que os gibeonitas fizeram com Josué, enganando-o para que não os matasse (Js 9.8,15). E pode ser um acordo, um trato, um relacionamento, como aquele que Deus propôs a Moisés dizendo: “Agora, se me obedecerem e cumprirem a minha aliança vocês serão o meu povo” (Êx 19.5).

            Deus quer que o povo de Israel seja somente seu. A aliança que Deus propõe não é um mero acordo comercial ou pacto para dar vantagens e benefícios. Ela não é “infinita enquanto durar”. Deus quer ser o Deus de seu povo, estar junto de seu povo, quer cuidar dele. Como um pai ou uma mãe que cuidam bem de seus filhos, assim o Senhor Deus quer cuidar dos seus filhos com amor.

            Obedecer e cumprir a aliança é a resposta a esse amor. Mas não é um obedecer automático, mecânico, da “boca para fora”. É, realmente, ouvir atento a Palavra de Deus e guardar os seus mandamentos no mais profundo lugar do coração. É um amar a Deus de todo coração, alma e entendimento (Lc 10.26).

            Deus oferece essa aliança, esse relacionamento, esse dia a dia também para você. Ele enviou Jesus, que nos trouxe a paz com Deus através do perdão dos pecados. Viva intensamente a aliança que Deus fez com você. Confie nele, ame e busque a ele. Consagre todo o seu ser a esse Deus maravilhoso! A aliança dele é eterna e dura para sempre!

Oremos: Querido Jesus, obrigado por não desistires de mim, mesmo quando quebro a aliança que fizeste comigo. Obrigado por teu perdão. Ajuda-me a viver plenamente essa aliança que teu Pai tem comigo através de ti. Amém.