Publicado em: 05 de março de 2017
Evangelho: o tesouro da Igreja

Para: Domingo, 05 de março de 2017

Texto: Marcos 1.12-15

“Creiam no evangelho” (Mc 1.15).

No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero pregou 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg na Alemanha, com o objetivo de discutir sobre a razão da existência da Igreja Cristã. Observava ele que a Igreja, como diríamos hoje, estava perdendo seu foco principal. Na tese número 62 escreve com palavras claras e exatas: “O verdadeiro tesouro da Igreja é o Santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus”. O Reformador estava apontando, direcionando todos a redescobrirem que o centro da Igreja Cristã é o evangelho. Em outras palavras, o evangelho é o tesouro da Igreja.

Quando Jesus começou seu ministério da pregação, logo após o seu batismo, rapidamente apontou o evangelho. Ele disse: “Creiam no evangelho” (Mc 1.15). O que é o evangelho? O evangelho é a boa notícia de que Deus “amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). O evangelho é o tesouro da Igreja. Quem crer será salvo, terá a vida eterna. Essa é a pregação de Jesus.

Hoje é o primeiro domingo na Quaresma. Quaresma é um tempo de meditarmos sobre o evangelho. A grande ênfase do tempo quaresmal é o sofrimento de nosso Senhor Jesus Cristo na cruz em benefício de toda a humanidade. Tudo isso ele fez por amor ao pecador, trazendo o perdão dos pecados, a vida e a eterna salvação. Esse é o tesouro da Igreja.

O grande perigo da Igreja Cristã é perder o seu maior tesouro que é o evangelho. Lutero apontou, no seu tempo, para o evangelho. Hoje nós temos esse tesouro diante de nós. Quando abrimos a Bíblia ali está o evangelho. O centro de toda a Bíblia é o evangelho. Jesus aponta: “Creiam no evangelho” (Mc 1.15). Eis o tesouro da Igreja Cristã.

Oremos: Amado Deus, agradecemos-te por teres preservado o tesouro da Igreja, o evangelho. Guia-nos pelo teu Espírito para que creiamos nele. Em nome de Jesus. Amém.