Publicado em: 09 de setembro de 2017
Fé e obras

Para: Sábado, 09 de setembro de 2017

Texto: Tiago 2.14-18

“Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.” (Tg 2.17)

O que é que nos salva, a fé ou as obras? Em todos os tempos os homens têm lutado com essa dúvida. Mas vejamos o que a Palavra de Deus nos diz. O apóstolo Paulo afirma: “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus” (Ef 2.8). E em Romanos1.17 lemos: “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus”.

Portanto, a Palavra de Deus é muito clara: somos salvos por meio da fé, unicamente a fé. As obras são frutos dessa fé. Jesus disse: “Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada” (Jo 15.5). Assim sendo, se os frutos não acontecem, é porque algo está errado com a ligação à videira, ou seja, há um problema na fé. Estando ligado a Cristo, pela fé, o resultado, a consequência, os frutos são naturais. O amor de Cristo nos move, nos impulsiona, nos leva à ação, naturalmente. Por isso, Tiago adverte: “Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta” (Tg 2.17).

Você está ligado à videira que é Cristo? Tem buscado a seiva, a força em Jesus, o tronco da videira? Então, com certeza, o mundo haverá de ver em sua vida, em seu falar, agir e ser, uma vida diferente, pautada pelo amor, pela humildade, mansidão, verdade, honestidade, que são frutos do Espírito, que age no coração e na vida daqueles que amam a Deus, seguem os seus mandamentos e o servem com alegria e fidelidade. Sim, somos salvos pela fé em Jesus, e essa fé nos faz agir e responder ao grande amor de Deus, com nosso viver, ser e falar. Deus assim nos guarde, proteja e guie.

Oremos: Senhor, sou fraco, falho, e muitas vezes fraquejo em minha fé. Isso me faz cair e não amar a ti acima de tudo, e ao meu próximo como a mim mesmo. Perdoa-me. Aumenta a minha fé e ajuda-me a viver nesse amor, por amor de Jesus. Amém.