Publicado em: 15 de junho de 2017
Felicidade segundo o Salmo 1

Para: Quinta-feira, 15 de junho de 2017

Texto: Salmo 1

“Felizes são aqueles que…” (Sl 1.1)

Na década de 1980 existia um álbum de figurinhas chamado “Amar é…” Ali apareciam coisas bem banais como “Amar é entregar seu coração”. Nunca houve um álbum parecido sobre a felicidade, algo do tipo “Ser feliz é”. Mas não faltam pensamentos sobre a felicidade. Também o Salmo 1, na Bíblia, começa com o tema da felicidade. Diz assim: “Felizes são aqueles que…”

As pessoas dizem que ser feliz é seguir o exemplo de gente esperta e que vive como se eles fossem o seu próprio deus. O autor do Salmo 1 responde que felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!

As pessoas dizem que ser feliz é não perder tempo com religião, prestando atenção no que está escrito na Bíblia. O autor do Salmo 1 responde que ser feliz é ter o seu prazer na lei do Senhor Deus, e meditar nessa lei ou nessa palavra de dia e de noite.

As pessoas dizem que ser feliz é não depender de ninguém, vivendo como se não existisse mais ninguém no mundo. O autor do Salmo 1 responde que isso é ser como uma árvore plantada em chão seco e que não produz nada. Ser feliz mesmo é estar perto de Deus através de seu Filho Jesus, o que pode ser comparado com uma árvore plantada na beira de um riacho: dá fruto no tempo certo e as suas folhas não murcham.

As pessoas dizem que ser feliz é depender totalmente de si. Afinal, tudo acontece por acaso. O autor do Salmo 1 responde que isso é um grande engano. Quem confia em Deus sabe que Deus dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem. Por isso, tudo que ele, o crente, faz vai dar certo.

Nem todos completam da mesma forma as frases começadas com “Ser feliz é…” No Salmo 1, Deus nos ensina a completar algumas dessas frases de forma correta.

Oremos: Senhor Deus, ensina-me a tua felicidade, em Jesus e ligado à tua Palavra. Por amor de Cristo. Amém.