Publicado em: 19 de fevereiro de 2017
Filho, você está perdoado!

Para: Domingo, 19 de fevereiro de 2017

Texto:Marcos 2.1-12

“Meu filho, os seus pecados estão perdoados” (Mc 2.5).

           Quando lemos a história bíblica da cura do paralítico, ficamos imaginando como aqueles quatro amigos fizeram para colocar o enfermo na casa onde Jesus estava anunciando a Palavra. As casas naquela região tinham um telhado plano, ao qual as pessoas tinham acesso por uma escada externa. Não havia uma rampa para facilitar a vida de pessoas com dificuldades especiais, como em alguns  espaços públicos no nosso país. Por isso concluímos que a persistência e a determinação dos amigos que conduziam o paralítico são um sinal de fé e uma ação de amor ao próximo que brotou dessa fé.

            A primeira frase que Jesus lhe disse foi: “Meu filho, os seus pecados estão perdoados” (Mc 2.5). A mensagem de perdão era o que o paralítico mais necessitava ouvir naquele momento.

            Alguns mestres da Lei insinuaram que Jesus não tinha autoridade para perdoar pecados e blasfemava. Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse ao paralítico a segunda frase: “Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa” (Mc 2.11). E assim aconteceu, para alegria do paralítico e de todos, que louvavam a Deus dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim!” (Mc 2.12).

            Percebemos que, na contramão de algumas pregações atuais, a primeira preocupação de Jesus ao ver o paralítico não foi com o seu bem-estar corporal. Esse é o motivo pelo qual a ordem litúrgica tradicional cristã coloca a confissão e o anúncio do perdão no início do culto. É muito consolador ouvir as palavras que revelam a grandeza do amor de Deus para com o pecador arrependido e crente em Cristo: “Meu filho, os seus pecados estão perdoados”.

            Oremos:Pai celestial, reconheço que sou pecador e venho suplicar o teu gracioso perdão. Obrigado por me aceitares assim como sou e por dizeres a mim através dos teus mensageiros: “Meu filho, você está perdoado”! Amém.