Publicado em: 10 de janeiro de 2018
Guiados pelo Espírito de Deus

Para: Quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Texto: 1 Coríntios 12.1-3

“E que ninguém pode dizer ‘Jesus é Senhor’, a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo.” (1Co 12.3)

Qual é o dom mais especial dentro da igreja? Pregar, cantar, tocar, ensinar, administrar, aconselhar, ou algum outro? Na época do apóstolo Paulo, os coríntios estavam tendo problemas sobre esse assunto. Achavam que existiam dons mais importantes, correndo o risco de causar divisões na igreja. Por isso, Paulo afirma: “Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá” (1Co 12.1).

Para o Senhor Deus, não existe habilidade mais importante do que outra dentro do trabalho do reino de Deus. No entanto, existe um reconhecimento necessário a respeito dos nossos dons: “É um só e o mesmo Espírito quem faz tudo isso. Ele dá um dom diferente para cada pessoa, conforme ele quer” (1Co 12.11).

O mais importante não é qual dom eu tenho para usar no trabalho do reino, mas reconhecer a ação de Deus na minha vida e saber usar o que eu realmente sou para o louvor de Deus, e não para a minha própria glória. A grande diferença não deve estar nos dons, mas em confessar que “Jesus é Senhor” (1Co 12.3). O apóstolo nos ensina que só é possível reconhecer Jesus como o Senhor de nossas vidas quando se é “guiado pelo Espírito Santo”. E em Romanos, capítulo 8, versículo 14, está escrito: “Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”.

Deus nos guia e transforma em seus filhos, nos enchendo de capacidades que podem ser usadas para o engrandecimento do reino divino. E Deus tornou isso possível porque nos salvou através de Cristo na cruz, nos concedendo o perdão. O dom da salvação é a maior bênção de Deus em nossas vidas.

Oremos: Querido Deus, obrigado pela diversidade de dons que podem ser usados para a proclamação do Evangelho. Perdoa-nos quando achamos que nossos dons são melhores do que dos outros. Obrigado pelo dom da salvação em Cristo. Amém.