Publicado em: 13 de outubro de 2017
Honestidade é amor

Para: Sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Texto: Amós 5.10-15

“Procurem fazer o que é certo e não o que é errado, para que vocês vivam. Assim será verdade o que vocês dizem, isto é, que o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, está com vocês.” (Am 5.14)

Não é de hoje que o nosso país sofre com a corrupção. Mas sabemos que não é problema somente daqui. Na história da humanidade, inúmeras vezes, gente boa e humilde sofreu nas mãos de governantes que só pensavam no seu próprio bem. Na Bíblia, o profeta Amós também enfrentou essa situação. Ele viveu em um tempo em que o próprio povo de Deus estava dando um tremendo mau exemplo no seu modo de viver. Mentiam, cometiam fraudes, subornavam as autoridades e exploravam os mais pobres. Por isso, ele disse, no capítulo 5, versículo 14: “Procurem fazer o que é certo e não o que é errado, para que vocês vivam. Assim será verdade o que vocês dizem, isto é, que o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, está com vocês”.

A gente sabe que, como o ser humano é fraco e pecador, enquanto o mundo existir, a corrupção não terá fim. O que podemos fazer é lutar para que ela não se alastre demais. Mas existe uma outra coisa com a qual todos nós devemos nos preocupar: com a corrupção que se torna tentação para aqueles que creem em Jesus.

Se uma pessoa corrupta que não é cristã já nos deixa entristecidos, imagine o estrago que faz a corrupção daqueles que se dizem servos de Deus! Nesse caso, quem deveria ajudar os outros e levar a mensagem do amor, estará servindo de decepção e fazendo as pessoas vacilarem na fé. Por isso, precisamos analisar as nossas palavras e ações, desde as coisas pequenas. E, sempre que cairmos em fraquezas, precisamos buscar o remédio que é o perdão de Cristo.

Se somos tentados pela desonestidade que há no mundo, se às vezes somos fracos para resistir, podemos sempre lembrar que Cristo foi forte, e venceu todas as tentações em nosso lugar. Ele limpa o nosso coração a cada dia, e manda o seu Espírito Santo para ser Deus que vive em nós.

Oremos: Deus Espírito Santo, vive em mim e fortalece a minha alma, para que eu seja honesto e bondoso com as pessoas, a quem devo levar o teu amor. Em nome de Jesus. Amém.