Publicado em: 16 de maio de 2017
Igualdade em Jesus

Para: Terça-feira, 16 de maio de 2017

Texto: Atos 10.34-39

“Agora eu sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual, pois ele aceita a todos os que o temem e fazem o que é direito, seja qual for a sua raça.” (At 10.34-35)

Existe uma expressão popular que diz: “Diante de Deus somos todos iguais”. Esse dito, além de ter embasamento bíblico, contraria as discriminações que vemos em nosso mundo.

            Temos diferenças e isso é inegável. Existem aquelas de ordem natural. Por exemplo, nenhum ser humano é igual ao outro. Essas diferenças fazem parte do maravilhoso poder criador de Deus. Mas existem diferenças criadas pelo próprio homem, como por exemplo, desigualdades econômicas, sociais, entre nações. São diferenças que geram tristeza, pobreza, rivalidades entre países e guerras.

            Sobre essa segunda categoria de diferenças, promovidas pelo homem, Deus em sua Palavra aponta para a igualdade em Jesus. Pedro, no início de seu ministério, tinha dificuldades em entender que o plano da salvação em Jesus era para todos os povos e não somente para os judeus. Mas convencido pelo Espírito Santo de que a missão de Deus é salvar a todos, Pedro afirma: “Agora eu sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual, pois ele aceita a todos os que o temem e fazem o que é direito, seja qual for a sua raça” (At 10.34-35).

            Mesmo com todas as diferenças que temos, Jesus nos olha e trata de modo igual. Todos nós somos pecadores e todos nós somos alvos da misericórdia, graça e perdão em Jesus Cristo. Isso porque “diante de Deus somos todos iguais”. Por essa razão, assim como Pedro, devemos ficar felizes e agradecidos a Deus pelo fato dele não agir como nós agimos, de forma injusta, desigual. E mais: assim como Jesus trata a todos de igual maneira, movidos pela fé, somos estimulados a manifestar nossa fé lutando contra toda e qualquer forma de discriminação.

Oremos: Querido Deus, graças te dou por me aceitares mesmo com todos os meus pecados. Ajuda-me para que eu transmita a tua Palavra de igualdade para que todos conheçam tua salvação em Jesus. Amém.