Publicado em: 20 de abril de 2018
Independência

Para: Sexta-feira, 20 de abril de 2018

Texto: Atos 20.25-35

“Em tudo tenho mostrado a vocês que é trabalhando assim que podemos ajudar os necessitados. Lembrem das palavras do Senhor Jesus: ‘É mais feliz quem dá do que quem recebe’.” (At 20.35)

Independência é um objetivo buscado por muitas pessoas. Queremos ser independentes para tomar nossas próprias decisões. Deus nos abençoa nesse objetivo, pois nos dá inteligência, capacidade para trabalhar e ânimo. Ele coloca pessoas que se importam conosco para nos dar força. Além de tudo isso, Deus nos concede de graça a independência total, pois já não somos mais escravos do pecado e da morte. Fomos comprados pelo precioso sangue do Cordeiro e por isso somos livres. Por causa de tudo isso, devemos agradecer a Deus por essa liberdade, pois foi ele quem a deu.

No relato de Atos 20.25-35, Paulo está se despedindo da igreja da cidade de Éfeso, que foi abençoada em tudo, principalmente em ter conhecido a Cristo. Aquela igreja agora trabalharia livre, sem depender do apóstolo. E o que Paulo diz é que todas as bênçãos que foram recebidas pela igreja devem ser compartilhadas, pois cada um as recebeu de graça. Ele afirmou: “Em tudo tenho mostrado a vocês que é trabalhando assim que podemos ajudar os necessitados. Lembrem das palavras do Senhor Jesus: ‘É mais feliz quem dá do que quem recebe’.” (At 20.35). Por isso a nossa independência é dar com amor aquilo que nós também recebemos um dia.

Independência é um bom objetivo, mas nenhum objetivo é maior do que compartilhar o amor de Deus com outras pessoas, como disse também João:  “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê. O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão” (1Jo 4.19-21). Que o ministério do amor de Cristo possa estar sempre em nossas vidas.

Oremos: Pai querido, que o teu amor libertador esteja sempre conosco e que possamos compartilhá-lo com aqueles que estiverem ao nosso redor, para que venham a conhecê-lo como nós. Amém.