Publicado em: 09 de março de 2017
ISSO NÃO É CONTRA A LEI?

Quinta-feira, 09 de março de 2017

Leia Lucas 6.6-11

“Aí os mestres da Lei e os fariseus ficaram furiosos e começaram a conversar sobre o que poderiam fazer contra Jesus” (Lc 6.11).

            A oposição a Jesus está crescendo: seus vizinhos em Nazaré, o Diabo com seu exército demoníaco, e, agora, dois novos inimigos se juntam à briga.

            Os escribas, mestres da Lei, passaram séculos copiando os rolos do Antigo Testamento, que ensina a Lei de Deus para nos mostrar o quanto precisamos do seu prometido Salvador. Mas eles haviam distorcido a palavra, ensinando que se pode ganhar o céu com sua obediência mesmo com suas vidas tão imperfeitas. Sentados com os escribas estão seus discípulos, os fariseus, que se dedicavam a viver nesses ensinamentos e tradições.

            Na sinagoga está um homem com a mão direita ressequida e aleijada. O que Jesus fará? As tradições dos escribas proíbem qualquer trabalho no sábado, mesmo que fosse para curar a mão aleijada daquele homem. Então, em silêncio, os escribas ficam observando se Jesus iria quebrar as suas regras do sábado.

            Jesus pede ao homem que se levante, chamando a atenção de todos. Então ele se volta aos escribas e pergunta: “O que é que a nossa Lei diz sobre o sábado? O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer?” Ele expõe a hipocrisia das tradições deles que o proibiam de usar seu poder para acabar com o sofrimento de alguém somente porque era sábado. Ele olha para todos em volta dele, enquanto seu argumento penetra suas mentes. E então diz ao homem: “Estenda a mão!” E sua mão foi completamente curada.

              Os escribas e fariseus ficam furiosos. Jesus claramente quebrou o espírito da tradição do sábado deles. Mas, pela força da lei deles, eles não têm como acusá-lo. Ninguém havia pensado em escrever uma lei proibindo um homem de estender a mão.

            Oração: Todo-Poderoso Deus, os inimigos de Jesus ficaram furiosos quando Jesus mostrou-se preocupado com um homem em sofrimento. Perdoa-me por meu coração frio e insensível para com aqueles que sofrem ao meu redor. E ajuda-me a buscar o perdão em Jesus. Eu oro em nome dele. Amém.