Publicado em: 28 de março de 2018
Jesus dá graça aos necessitados

Para: Quarta-feira, 28 de março de 2018

Texto: Hebreus 4.14-16

“O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas.” (Hb 4.15)

Alexandre, o Grande, era rei da Macedônia e um grande general, famoso por suas conquistas. Conta-se que um dia, Alexandre teve de julgar um soldado seu, que era cheio de fraquezas. Ao perguntar ao soldado qual era o seu nome, o soldado respondeu: “Meu nome é Alexandre”. O Imperador teria ficado furioso e dito ao soldado: “Ou mude de nome ou mude de atitude”. Muitas pessoas usam essa história para dizer que os cristãos também deveriam ter uma atitude mais valente ou deixar de chamar a si mesmos de cristãos.

Na Bíblia, na Carta aos Hebreus, capítulo 4, versículo 15, lemos que Jesus “não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas”. Ou seja, diz que ao contrário de Alexandre, o Grande, Jesus Cristo compreende as fraquezas das pessoas e as acolhe como elas são. Por isso, todos podem ter confiança nele e se achegar ao seu trono e pedir pela sua graça. Jesus aceita a todos graciosamente.

Quando olhamos a vida de Jesus, descrita nos evangelhos, aprendemos que as pessoas que buscavam Jesus eram as pessoas menos consideradas na sociedade. De Jesus se aproximavam os desprezados, as prostitutas, os desesperados, os pecadores em geral, os que se arrependiam de seus pecados. Quem acusava Jesus e não queria nada com ele eram os poderosos, os que se achavam melhores do que os outros.

A fé em Jesus é justamente para pessoas que reconhecem que têm problemas, que não são perfeitas, que têm dificuldades. Se você for como eu, que tem esse perfil, então você pode ficar firme na fé em Jesus porque ele quer ajudar quem precisa de ajuda. E pode ficar firme nessa fé porque Jesus não vai falhar. Ele ajuda mesmo. Em Jesus “receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda” (Hb 4.16). Não é maravilhosa essa notícia?

Oremos: Senhor Jesus, confio em ti. Sei que, por mim mesmo, nada sou. Mas tu me ajudas e me dás graça. Mantém-me firme nessa fé. Amém.