Publicado em: 08 de dezembro de 2017
Limpeza completa

Para: Sexta-feira, 08 de dezembro de 2017

Texto: Malaquias 3.1-7

“Mas quem poderá aguentar o dia em que ele vier? Quem ficará firme quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo, para nos purificar; será como o sabão, para nos lavar.” (Ml 3.2)

As crianças encontraram-se na igreja e a professora havia preparado uma reflexão que falava de um menino. Ele tinha uma mancha na pele que chamava a atenção das pessoas. Juntando suas moedas, comprou um sabão poderoso. Mas, por mais que esfregasse, a mancha não saia. Naquele encontro uma música foi ensinada: “O sabão lava o meu rostinho, lava os meus pezinhos e lava as minhas mãos. Mas Jesus, para me deixar limpinho, quer lavar meu coração”.

O profeta Malaquias escreve seu livro para o povo de Judá, após a reconstrução do Templo de Jerusalém. E o profeta denuncia a sujeira existente: o povo estava buscando respostas no lugar errado junto a feiticeiros, havia pecados sexuais escancarados como o adultério, juramentos falsos aconteciam com frequência, explorações trabalhistas, viúvas, órfãos e estrangeiros desassistidos.

Toda essa sujeira que escandalizava o profeta e ofendia o Senhor continua hoje. Por isso, Deus promete agir, enviando um mensageiro: “Mas quem poderá aguentar o dia em que ele vier? Quem ficará firme quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo, para nos purificar; será como o sabão, para nos lavar.” (Ml 3.2). Para limpar a sujeira do pecado, o Senhor enviou e envia seus mensageiros que anunciam sua Palavra purificadora. Essa Palavra é o próprio Jesus, enviado como o purificador, aquele que mostra os nossos pecados e morreu em nosso lugar para que a justiça fosse feita. Nele, temos todos os pecados perdoados, lavados com seu sangue.

Oremos: Senhor, nossa vida é suja por causa do pecado que habita em nosso coração. Precisamos da limpeza completa, que nenhum produto de limpeza é capaz de fazer. Obrigado porque Jesus veio ao mundo dar a vida para nos limpar completamente. Em nome dele. Amém.