Publicado em: 07 de março de 2018
Louvemos a Deus cantando

Para: Quarta-feira, 07 de março de 2018

Texto: Isaías 12. 1-6

“Naquele dia todos cantarão.” (Is 12.1)

A música faz parte da vida. Ela serve para expressar emoções que de outra forma permaneceriam ocultas, e divulgar mensagens para as pessoas. Sempre há motivos para cantarmos e sempre há algo a ser compartilhado com as notas musicais.

Deus quer ser louvado pelo seu povo através da música. Com ela Deus também transmite a sua mensagem. É o que ocorre no texto do capítulo 12 do profeta Isaías. No primeiro versículo lemos: “Naquele dia todos cantarão”.

A expressão “naquele dia” aparece diversas vezes nos capítulos anteriores e duas vezes nestes seis capítulos de Isaias 12, apontando para o futuro quando Deus cumprirá sua promessa de salvação. Então todos louvarão a Deus, o Senhor, pelo que ele fará pelo seu povo. Saber que Deus não está mais irado é motivo de regozijo e de canto alegre em seu louvor. “Eu te louvo, ó Senhor! Tu estavas irado comigo, mas a tua ira já passou, e agora tu me consolas” (Is 12.1).

Após o retorno do povo do cativeiro Babilônico, tornou-se costume cantar esse cântico na Festa dos Tabernáculos durante um processional em que o sacerdote tirava água do poço de Siloé e a levava ao altar no Templo de Jerusalém. Jesus participou dessa festa e quando concluíam o rito, ele “se pôs de pé e disse bem alto: — Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo 7.37).

Portanto, em Cristo, que enviou o Espírito Santo à sua Igreja, há salvação e vida eterna. Por causa dele e a partir da comunhão com ele, todo o seu povo louva a Deus pelos seus grandiosos feitos até que ele venha. Depois, guiados por ele à vida eterna no Reino de sua glória, brotará dos lábios dos remidos o mais perfeito louvor. Então, diz o profeta, “naquele dia todos cantarão”. Pense nisso!

Oremos:  Amado Deus e Pai, quero cantar a salvação que me concedes por meio de Jesus Cristo e assim anunciar os teus grandes feitos por mim e por toda a tua Igreja. Aceita o meu louvor, em nome de Jesus. Amém.