Publicado em: 15 de julho de 2017
Marcação

Para: Sábado, 15 de julho de 2017

Texto: Efésios 1.13-14

“E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo.” (Ef 1.13)

O dono de uma propriedade rural criava gado para a produção de leite. Lá ele tinha todo o necessário para que as suas vacas se alimentassem e se desenvolvessem bem: água, pasto, sal, ração. Esse fazendeiro e sua família eram muito queridos e recebiam várias visitas. Algumas delas, ao entrarem no sítio, acabavam esquecendo-se de fechar a porteira. Resultado, o gado, na primeira oportunidade, fugia pela estrada, sujeitando-se a muitos perigos como atropelamento ou ingestão de comida inapropriada.

Felizmente, o criador, ao perceber a debandada do rebanho buscava os animais pois sabia que não regressariam por conta própria. Mas, e se ele encontrasse uma das suas vaquinhas com uma outra pessoa que não quisesse devolvê-la? Como ele resolveria isso? O proprietário mostraria a sua marca colocada no couro do gado com um ferro incandescente.

Deus também colocou no seu povo uma marca através do Espírito Santo. O apóstolo Paulo afirma: “Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo” (Ef 1.13).  E essa marca não foi colocada com fogo, mas, sim, com água. No batismo ele nos assegura que lhe pertencemos por toda a eternidade.

Nossa tendência natural é desobedecer e fugir de Deus e da sua santa vontade, tal qual acontece com o gado quando foge ao ver a porteira aberta. Mas o nosso Criador sempre vai ao nosso encontro demonstrando o seu amor. Ele nunca deseja o nosso mal e não quer que corramos perigos desnecessários. Jesus, ao morrer na cruz pelos nossos pecados, nos traz novamente em segurança aos braços de Deus. E o Espírito Santo nos mantém seguros no rebanho de Deus.

Oremos: Santo Espírito, meu ajudador, permite-me valorizar diariamente a fé que me deste em Jesus todos os dias, lembrando-me do meu batismo. Jesus é o meu bom pastor que me buscará e guiará em segurança por esta vida. Amém.