Publicado em: 07 de julho de 2017
Meio

Para: Sexta-feira, 07 de julho de 2017

Texto: Ezequiel 2.1-5

Enquanto a voz falava, o Espírito de Deus entrou em mim e me fez ficar em pé.” (Ez 2.2)

Chegando em casa, você se depara com a sala bagunçada e cheia de sujeira trazida do quintal. E você já tem uma ideia do que aconteceu: seus filhos andaram “aprontando”. Mas, e se, ao perguntar a eles: “Como tudo isso veio parar aqui?”, eles respondessem: “Não sei. Simplesmente está aí. Não sabemos como tudo ficou sujo!”, o que você pensaria? Você certamente não acreditaria. Para a sala estar daquele jeito, foi preciso algum meio para trazer todas aquelas coisas. No caso, provavelmente, as mãos das crianças.

Quando falamos em fé e religiosidade, podemos correr o risco de ter esse pensamento infantil de negarmos que Deus utiliza sua Palavra para chegar até nós.

A Bíblia, nesse ponto, é clara. A Palavra é o meio pelo qual Deus fala conosco. Para haver fé, verdade, presença do Espírito Santo, é preciso haver o meio.

O texto de Ezequiel, capítulo 2, é um dos exemplos dessa verdade. Em seu livro, o profeta Ezequiel diz: Enquanto a voz falava, o Espírito de Deus entrou em mim e me fez ficar em pé” (Ez 2.2).

Deus falou e o Espírito entrou em Ezequiel. Por meio da Palavra, Deus age no ser humano, levando-o a conhecê-lo, e nos enviando a comunicar o seu amor, levando pessoas a Cristo, o Salvador que a Bíblia nos revela. Deus não é um Deus de meias palavras. E ele estabeleceu a Palavra como meio pelo qual o Evangelho chega por inteiro aos corações.

Mas, então, quer dizer que ele está limitado a isso? Ele não é Deus e, portanto, não pode agir de outras formas? Evidentemente que pode. Ele é Deus. Mas nós não somos. E, como criaturas, e não criadores, nos atemos e nos agarramos à sua Palavra, que ele mesmo nos deu. A Palavra que traz salvação.

Oremos: Querido Jesus, permita-me sempre estar ligado ao teu meio de comunicação conosco, a tua Palavra. Amém.