Publicado em: 26 de janeiro de 2018
Mensageiro de más e boas notícias

Para: Sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Texto: Jeremias 1.17-19

“Mas hoje eu estou lhe dando forças para poder enfrentar essa gente.” (Jr 1.18)

Ninguém gosta de ser o mensageiro de más notícias. Frequentemente evitamos o confronto com alguém que está fazendo algo errado, preferindo “manter a amizade”.

Jeremias não tinha opção. Deus o chamara para ser portador de uma notícia dura para seu povo e a cidade de Jerusalém: “Do Norte virá a destruição, que se derramará em cima de todos os que vivem nesta terra” (Jr 1.14). Jeremias até vacila diante do chamado. O próprio Deus diz que as pessoas, autoridades e sacerdotes, ficarão contra Jeremias. Mas Deus também diz que vai cuidar dele: “Mas hoje eu estou lhe dando forças para poder enfrentar essa gente” (Jr 1.18).

Jeremias precisa dar a má notícia da destruição. Mas há uma notícia ainda pior a ser dada. Deus disse: “Vou castigar os seus moradores por causa da sua maldade. Eles me abandonaram, estão queimando incenso a outros deuses e adorando os ídolos que fizeram com as suas próprias mãos” (Jr 1.16).

Certamente, a idolatria é uma má notícia. Mas ao revelar seu castigo, Deus revela uma boa notícia também: Deus está preocupado conosco, com a direção que tomamos na vida. Ao chamar nossa atenção para nossas idolatrias, nosso afastamento dele, Deus se mostra um Pai preocupado em trazer seus filhos de volta para casa. Centenas de anos depois de Jeremias, Jesus, o Filho de Deus, foi morto em Jerusalém. O assassinato dele é uma má notícia: as pessoas não o reconheceram como Filho de Deus. Mas, por outro lado, ao morrer por nós, Jesus está mostrando o quanto o Pai está disposto a fazer por amor a nós.

Se você sabe de pessoas que estão abandonando Deus, seja, como Jeremias um portador de notícias da Palavra de Deus. Seja como Jeremias, e lembre-se de que Deus nos dá forças com sua Palavra. Em Jesus, o final da história é a mais bela notícia que alguém pode receber: somos reconciliados com Deus.

 

Oremos: Senhor, dá-me coragem para proclamar a tua palavra de lei e evangelho a todas as pessoas. Em nome de Jesus. Amém.