Publicado em: 08 de agosto de 2017
Mentir para quê?

Para: Terça-feira, 8 de agosto 2017

Texto: Efésios 4.25-32

“Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo.” (Ef 4.25)

A mentira machuca. Ela pode ficar escondida por toda a vida, mas seus frutos crescerão. Por mais que ninguém nunca descubra as nossas mentiras, nossa mente sabe e nossa consciência acusa a desonestidade, nossa traição ao outro, a nós mesmos e a Deus. Assim, a mentira continua corroendo, fazendo estragos, mesmo se nunca revelada. A esse estrago psicológico, o apóstolo Paulo acrescenta um outro fator espiritual para evitarmos a mentira.

Na carta aos Efésios, capítulo 4, versículo 25, ele aconselha: “Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo” (Ef 4.25). A mentira prejudica o corpo de Cristo, sua Igreja. E não simplesmente por causar danos emocionais, mas por afetar uma das coisas mais espetaculares que Jesus conquista para nós: a paz. Em Jesus, estamos vinculados uns aos outros pela paz que a verdade traz: sou pecador, mas sou perdoado por Jesus, e posso viver com outros sem culpa, sem medo, sem julgamento. A vida sob a paz de Jesus nos permite, com todas as nossas falhas e imperfeições, caminhar juntos, porque sabemos a verdade sobre quem somos e quem Jesus é. Caminhamos juntos porque fomos tirados da escuridão do pecado, da mentira sobre nós mesmos e nossos desejos inúteis, para a luz de uma vida realmente livre.

Paulo ainda nos diz para não dizermos palavras que fazem mal aos outros, que usemos “palavras boas”, para que as coisas que dizemos façam bem aos que as ouvem. Com a verdade e palavras boas, relembraremos uns aos outros de como Deus, por meio de Cristo, nos perdoou, de como a palavra da verdade, em Jesus, nos trouxe vida. E de que o Espírito Santo é a marca de propriedade de Deus colocada em nós. E, então, concluiremos em humildade diante do Pai: mentir para quê?

Oremos: Jesus, afasta dos meus lábios toda a mentira. Em teu nome. Amém