Publicado em: 17 de março de 2018
Na via de Cristo

Para: Sábado, 17 de março de 2018

Texto: Filipenses 3.12-14

“Esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente.” (Fp 3.13)

Nos dias do apóstolo Paulo, Filipos era uma colônia romana, um lugar de descanso para muitos militares aposentados. Era a principal cidade de uma das quatro regiões políticas do antigo Império Macedônio. A Via Inácia, o principal eixo entre Roma e a Ásia, passava por Filipos. Isso fazia da cidade um ponto estratégico importante para o Império Romano, como centro comercial na encruzilhada entre Europa e Ásia. Essa era uma das cidades mais modernas e multiculturais da época. E era um contexto muito difícil para se falar sobre o único Deus, salvador pessoal, Jesus.

O apóstolo Paulo, no entanto, estava convicto de que seu chamado era para ir até os confins da terra para proclamar a boa notícia de que Jesus havia vencido a morte. E a meta de Jesus segue sendo essa, anunciar sua salvação por todas as vias, em contextos fáceis ou difíceis, sempre seguindo adiante. Paulo estava ciente da sua jornada na fé e diz: “Esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente” (Fp 3.13).

Ter uma vida com propósito significa entender que não vivemos para nós mesmos, mas para que Cristo realize sua obra por meio de nós, seus servos. Paulo entendeu isso de forma brilhante e escreveu: “Pois para mim viver é Cristo, e morrer é lucro” (Fp 1.21).

Isso não significa que você tem de deixar tudo, família, bens, trabalho e ir evangelizar do outro lado do mundo – o que pode até acontecer, se for chamado para isso. Mas significa que é ali onde você vive que Deus quer usar sua vocação para o seu serviço. Lutero dizia que o melhor testemunho de um sapateiro é fazer o melhor sapato da cidade. Onde quer que esteja, faça o melhor como resposta ao amor daquele que chamou você para uma vida com propósito.

Oremos: Senhor, usa-nos como instrumentos de tua paz, de tua obra e de tua sabedoria, para que as pessoas que vivem ao nosso redor conheçam Jesus. Amém.