Publicado em: 04 de julho de 2017
Não me gabarei

Para: Terça-feira, 04 de julho de 2017

Texto: 2 Coríntios 12.1-6

Mas não me gabarei de mim mesmo, a não ser das coisas que mostram as minhas fraquezas.” (2Co 12.5)

Se você é torcedor muito ligado a um time de futebol, provavelmente você se gaba com frequência. Pois isso é uma das coisas que mais vemos entre torcedores. Cada um procura vangloriar-se, exaltando aquilo que seu clube já fez, onde já esteve, que troféus conquistou. Ao mesmo tempo em que ataca e desfaz os times rivais, apontando seus defeitos e fraquezas.

O apóstolo Paulo pertence a um seleto time de pessoas que viu coisas que a maioria de nós não viu. No texto de 2 Coríntios 12, ele menciona que foi levado até mesmo ao terceiro céu, ao paraíso. Mas sua escolha é diferente. Ele não quer se gabar e contar vantagem, nem humilhar os adversários. Ele mostra que prefere não fazer isso e diz: “Não me gabarei de mim mesmo, a não ser das coisas que mostram as minhas fraquezas” (2Co 12.5). E isso está em concordância com o que ele afirma em outro de seus escritos, no qual diz ser o maior dos pecadores. Afinal, de que o maior dos pecadores iria se gabar?

Pela fé em Cristo, também nós vemos e percebemos coisas maravilhosas, coisas que os que não creem em Jesus jamais conseguiriam ver. Teríamos condições de descrever maravilhas. Mas também não é o caso de nos gabarmos, pensarmos que somos superiores aos demais. Ao contrário, lembramos que também pelos nossos pecados Jesus morreu, e que nossos muitos pecados ele quer perdoar, quando há arrependimento e fé nele.

Deus não nos mostra maravilhas para nos deixar soberbos, orgulhosos, mas, sim, para nos levar a, em humildade, dar glórias a ele por isso e compartilharmos seu amor com tantos que ainda estão para entrar nesse time. Um time, por sinal, que nunca precisa de torcida. Pois, por Cristo, já é vencedor.

Oremos: Querido Jesus, obrigado por me chamares para perto do teu amor. Obrigado por poder desfrutar e compartilhar as coisas maravilhosas que fazes na vida de todos nós. Amém.