Publicado em: 22 de março de 2017
Nascer de novo

Para: Quarta-feira, 22 de março de 2017

Texto: João 3.1-6

“Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual” (Jo 3.6).

            O aniversário de nascimento é muito comemorado. São festas, felicitações, surpresas, presentes e muita alegria. Afinal de contas, é mais um ano que se conta, seja na infância ou até mesmo em uma idade avançada.

            Certa vez Jesus falou da necessidade de um novo nascimento. Isto ele disse para Nicodemos, um líder que sabia que muitos judeus pensavam que para entrar no Reino dos céus bastava ser um descendente de Abraão. No entanto, Jesus derruba este conceito e afirma que é preciso nascer de novo. Nicodemos pergunta ironicamente: “Voltar ao ventre materno?” Jesus esclarece que esse novo nascimento se dá pela água e pelo Espírito. O primeiro nascimento, físico, é terreno, para a morte. O segundo, o nascer de novo, é um nascer espiritual, conforme João 3.6: “Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual”.

            Encontramos hoje pessoas que pensam como Nicodemos. Elas usam frases como: “Eu leio a Bíblia em casa”, “Eu creio em Deus”, “Eu não estou distante de Deus”. Mas Jesus quer uma renovação interior. Ele quer “o nascer de novo”. Somos transformados por Deus. Ele age através da sua Palavra e, assim, Deus implanta em nós a fé, o novo nascimento e o resultado disso é viver a fé com dinamismo, pois a minha vida é um reflexo desta ação de Deus.

            Quando experimento essa nova vida, estou compromissado com o Evangelho. Quero torná-lo conhecido de todos e agir de fato como alguém redimido por Jesus Cristo e que sente essa transformação na sua vida. Você também é alvo dessa transformação. O amor de Deus por você é especial. Jesus deu sua vida na cruz por você, perdoou todos os seus pecados. Creia nisso e verá como a sua vida será muito melhor.

            Oremos: Senhor Deus, como é bom viver com alegria a nossa fé cristã, transformados por ti. Obrigado pelo novo nascimento. Amém.