Publicado em: 14 de dezembro de 2017
O amor de Deus fala mais alto

Para: Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Texto: Salmo 85

“Mostra-nos, ó Senhor Deus, o teu amor e dá-nos a tua salvação!” (Sl 85.7)

Acredita-se que o Salmo 85 tenha sido escrito depois que o povo de Deus voltou do cativeiro. O povo tinha sido levado cativo para a Babilônia por causa do seu pecado, por ter deixado de ouvir e seguir a voz de Deus. Mesmo assim, o amor de Deus foi mais forte, tanto que ele não se esqueceu de seu povo, mas o libertou e levou de volta à sua terra.

O autor desse salmo expressa sentimentos conflitantes. Ele demonstra alegria por estar de volta e gratidão pela bondade e amor de Deus. Ao mesmo tempo, transparece uma angústia e preocupação, um medo de que a ira e o castigo de Deus não tivessem acabado.

Essa é a mesma reação de uma criança que acabou de sair do castigo. Alegria por estar livre, tristeza por ter estado naquela situação, medo de que aqueles momentos se repitam. Medo e insegurança tomam conta daqueles que temem um Deus irado, pronto para castigar e punir o pecado. Esquecemos que o amor de Deus fala mais alto.

De fato, foi o pecado do povo que o levou ao castigo do cativeiro. Mas o povo não podia fazer nada para merecer a salvação. Tudo o que o povo precisava fazer – e fez, já no cativeiro – era buscar o socorro e a ajuda de Deus, confiando no amor de um Deus misericordioso e salvador. Por isso o salmista clama: “Mostra-nos, ó Senhor Deus, o teu amor e dá-nos a tua salvação!” (Sl 85.7).

Não precisamos ter medo de Deus, ainda mais que sua ira foi toda colocada sobre o seu próprio Filho. Jesus já sofreu o castigo. Sim, ele foi castigado em nosso lugar, por causa dos nossos pecados! Ele é maior do que os medos que nos ameaçam e o seu amor fala mais alto! Ele é a perfeita e completa expressão do amor salvador de Deus.

Oremos: Mesmo em meio aos medos e preocupações, sabemos que podemos recorrer ao teu socorro, Senhor. Estende tua mão de amor sobre nós e salva-nos. Em nome de Jesus. Amém.