Publicado em: 27 de fevereiro de 2018
O bom pastor ainda traz a paz

Para: Terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Texto: Ezequiel 34. 11-15

“Eu mesmo serei o pastor do meu rebanho e encontrarei um lugar onde as ovelhas possam descansar. Sou eu, o Senhor Deus, quem está falando.” (Ez 34.15)

A imagem do pastor que cuida das ovelhas é bem conhecida, mesmo por quem nunca viveu em lugares onde se trabalhe com ovelhas. Essa imagem foi  difundida por causa das vezes que é usada na Bíblia, e também porque, nas igrejas cristãs, chamamos de pastores aqueles que cuidam das pessoas em nome de Deus.

Mas a figura do pastor nem sempre traz boas lembranças para todo mundo. Isso por causa do modo como muitos líderes já abusaram desse título, aproveitando-se das ovelhas, ao invés de servi-las. O profeta Ezequiel, na época em que viveu, teve que transmitir uma dura mensagem de Deus aos pastores. E ele chamou de pastores não somente os líderes religiosos, mas também as autoridades do país. Todos os que estavam em posição de liderança deveriam cuidar das pessoas e ajudá-las a viver em paz, e não se aproveitar delas causando exploração e medo.

Deus disse, através do profeta: “Eu mesmo serei o pastor do meu rebanho e encontrarei um lugar onde as ovelhas possam descansar. Sou eu, o Senhor Deus, quem está falando” (Ez 34.15). Há momentos em que, machucados ou inseguros por causa das autoridades deste mundo, precisamos ser lembrados de que temos um grande pastor, que é o próprio Deus. Ele promete descanso para nossas almas afligidas, e nos dá isso através de Jesus e do Espírito Santo que vive em nós.

Quando você se sentir decepcionado, explorado ou amedrontado, lembre-se de buscar refúgio no amor de Deus em Cristo. Apesar de tudo o que os líderes humanos possam fazer de mal, é ele, o Senhor Deus, que tem a última palavra. Ele é quem está falando ainda hoje, nos chamando para uma vida de paz, que começa neste mundo e que se estenderá por toda a eternidade.

Oremos: Senhor, meu bom pastor, acalma minha alma e dá-me a paz que este mundo não pode dar. Ajuda-me a não me afastar de ti e a não ser enganado por quem queira me levar para longe do teu amor. Em nome de Jesus. Amém.