Publicado em: 31 de março de 2018
O caminho da morte para a vida

Para: Sábado, 31 de março de 2018

Texto: Salmo 16

“Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre.” (Sl 16.11)

Hoje é o Sábado de Aleluia. É um dia de alegria por causa da ressurreição de Jesus. Embora a palavra “aleluia” seja muito conhecida, ela não aparece tanto na Bíblia. Ela é uma palavra hebraica que significa “louvai a Deus”. No Antigo Testamento ela aparece 24 vezes, especialmente no livro dos Salmos. No Novo Testamento ela só aparece quatro vezes, no livro de Apocalipse.

A música “Aleluia” do compositor Haendel foi talvez a obra que mais consagrou o uso da palavra. A música diz que Deus reina para sempre. E “aleluias” são repetidos com força ao longo de toda composição. Jesus reina para sempre. Aleluia.

Será que temos motivos de louvar a Deus, dizendo “aleluia”? No Salmo 16, versículo 11, lemos que Deus nos mostra “o caminho que leva à vida” e que a presença dele nos enche de alegria e traz felicidade para sempre. O caminho da vida nem sempre é um caminho sem dificuldades e só de realizações. No caso de Jesus Cristo, o caminho da vida passou pela cruz e pela morte. Mas foi esse o caminho da vida, pois na Páscoa Jesus ressuscitou. Esse é o caminho da vida que Deus nos mostra.

No mundo de hoje, quando as pessoas pensam que os bens materiais trazem a felicidade, aprender de Deus que o caminho da vida por vezes é o mais difícil, mas que no fim, só ali, está a vida, é algo desafiador. As pessoas procuram atalhos para a felicidade e no final só encontram morte e desilusão. Mas no caminho que Deus aponta, há vida e vida eterna.

É isso o que o Sábado de Aleluia nos quer lembrar. Ele está entre a Sexta-feira Santa e a Páscoa. Ele está entre o sofrimento e vitória. O caminho da vida passa pela cruz, mas é o único que conduz para a glória eterna. Andar na presença de Deus é andar num caminho que pode parecer penoso, mas nos enche de alegria e traz felicidade para sempre. Aí podemos dizer: “Deus seja louvado! Aleluia!”.

Oremos: Bondoso Deus, glorificamos o teu nome porque Jesus venceu a morte e nos garantiu a vida. Aleluia. Amém.